Assine já

Passarela do Samba muda de local e será na Avenida dos Migrantes

O Carnaval de rua de Salto será em novo endereço neste ano. A avenida dos Migrantes, no Jardim Planalto receberá a Passarela do Samba. Este vai ser o retorno da folia após dois anos. A atração acontecerá entre os dias 18 e 21 de fevereiro, tendo ainda atividades também no bairro da Barra.

Segundo o Secretário de Cultura, Oséas Singh Jr., vários aspectos foram levados em consideração para a mudança. “Essa não foi uma decisão política. Foi uma decisão técnica. O pessoal da segurança foi taxativo em dizer que as ruas do Centro não comportam mais eventos com milhares de pessoas. A segurança das pessoas não é algo que se negocia”, disse, em coletiva de imprensa, realizada na manhã de terça-feira (10), da qual também participaram o diretor de eventos, Marco Stefáno, o prefeito Laerte Sonsin, o vice-prefeito Edemilson dos Santos, o Secretário de Governo, Arildo Guadagnini, e o Secretário de Defesa Social, Antônio Ruy Neto.

Oséas explicou que a mudança foi tomada em comum acordo com líderes carnavalescos e com o Conselho Municipal de Políticas Culturais. “Corríamos o risco de fazer na rua Dom Pedro II e a juíza indeferir por não haver segurança, como ocorreu no réveillon”, afirmou. Por conta da mudança, o prefeito Laerte Sonsin disse que já está sendo discutida junto à empresa responsável pelo transporte público a criação de linhas especiais nos dias e horários da folia. “Estamos mais afastados, mas ainda estamos no Centro da cidade”, garantiu.

O Carnaval terá o desfile de duas escolas de samba e de cinco blocos, além dos Bonecões da Barra. As escolas deverão ser conhecidas em breve, após o edital de chamamento ser concluído. Já os bonecões vão desfilar na passarela e também estarão presentes no bairro do qual levam o nome, mais precisamente na avenida Vicente Schivitaro. “A tradição do Carnaval de Salto não será perdida, vamos tentar criar uma segunda tradição, que é o encontro dos blocos com os bonecões, como já acontece em muitas outras cidades. Além disso, neste ano teremos novos personagens construídos pelos alunos da oficina de bonecões”, disse.

 

Concursos

A Secretaria de Cultura ainda informou que irá promover três concursos relacionados ao Carnaval. O primeiro deles será no dia 11 de fevereiro, com a eleição do Rei e Rainha do Carnaval, na praça XV de Novembro. A participação é destinada a maiores de 18 anos e os escolhidos, além de receberem um prêmio de R$ 1 mil cada, deverão participar dos quatro dias de Carnaval.

Já no dia 19 de fevereiro, será realizado o concurso de fantasias, que terá três categorias: Infanto-juvenil; adulto livre e adulto luxo, com prêmio de R$ 500 para cada categoria. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail cultura@salto.sp.gov.br.

E, por fim, já está disponível no site da Prefeitura de Salto (www.salto.sp.gov.br) a votação para escolha do nome da passarela do samba. Trata-se do apelido de três personagens que participaram do carnaval saltense. São eles: Caju, Chicão e Urubatão. O escolhido terá seu nome dado, por decreto, durante os quatro dias de carnaval, à avenida que receberá os desfiles. A proposta é que todos os anos seja feita nova eleição, alterando o nome do homenageado por voto popular.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste também