Assine já

Cidades da região estão entre as mais destacadas no Índice de Efetividade de Gestão do TCE

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) divulgou o Índice de Efetividade de Gestão Municipal de 2022, com dados referentes ao ano de 2021, e, das cidades da região, Indaiatuba foi a mais bem avaliada, ficando também entre as 33 melhores cidades paulistas. Mas Salto, Itu e Porto Feliz receberam uma nota que as coloca entre as 164 com avaliação identificada como em fase de adequação. Dos 644 municípios do Estado, 447 estão abaixo do nível de adequação.

O índice avalia a eficiência do munícipio nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Indaiatuba recebeu a nota B, que significa em nível efetivo e retrata um índice entre 60% e 74,9% da nota máxima. Salto, Itu e Porto Feliz receberam a mesma nota, C+, que significa em fase de adequação. A nota dessas cidades ficou entre 50% e 59,9% da nota máxima. Da região, a cidade com a menor nota foi Cabreúva, avaliada com o índice C, baixo nível de adequação, com avaliação menor ou igual a 49,9%.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), destacou o quão gratificante é Indaiatuba ser avaliada entre as melhores cidades do Estado. “Mais uma vez reforço que o planejamento de longo prazo que existe em todas as áreas aqui, aliado à responsabilidade fiscal, tem sido o grande diferencial da nossa administração. Não fazemos loucuras, trabalhamos muito sério e desta maneira estamos conseguindo nos manter nesse patamar de excelência, fazendo os investimentos necessários para garantir o desenvolvimento da cidade, gerar empregos e oferecer qualidade de vida para nossa população”, destacou.

O Índice de Efetividade de Gestão Municipal foi criado pelo Tribunal de Contas em 2015 com o objetivo de medir a eficiência dos gastos municipais, além de políticas públicas do gestor municipal. Dentre os 644 municípios do Estado de São Paulo, 33 receberam a nota B (efetiva), 164 a nota C+ (em fase de adequação) e 447 foram avaliados com a nota C (baixo nível de adequação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste também