Assine já

Pacientes aguardam até 9 meses por consulta na Clínica de Saúde do Jardim das Nações

Pacientes que buscam atendimento médico na Clínica de Saúde do Jardim das Nações vêm enfrentando problemas no agendamento de consultas de rotina com prazos de espera que chegam a nove meses. Moradores do bairro Jardim das Nações reclamam que a Clínica de Saúde atende também pacientes dos bairros Laguna, Nair Maria, Jardim das Constelações e Jardim Planalto e por isso eles precisam aguardar tanto tempo para agendar suas consultas.

Uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, relatou que no início desse mês se dirigiu à clínica para agendar uma consulta de rotina com um médico ginecologista e só conseguiu vaga para o mês de dezembro. “São nove meses de espera para conseguir atendimento médico”, criticou.
O PRIMEIRAFEIRA questionou a Secretaria de Saúde sobre esse caso e em nota foi informado que existem alguns médicos com maior demanda de consulta, por preferência dos cidadãos. Por esse motivo, as agendas dessas especialidades têm um intervalo maior de tempo. A secretaria também destacou que esse tempo maior de espera não acontece com todos os médicos.

Mas outra moradora do Jardim das Nações, ouvida pela reportagem, relatou que geralmente demora pelo menos seis meses para conseguir uma consulta com ginecologista e que não é somente essa especialidade. Ela também relatou que até mesmo para consultas com clínico geral já precisou esperar cerca de seis meses e que, para conseguir um encaixe e adiantar a data da consulta, é somente em casos de emergência. “Fico frustrada com essa demora, pois precisamos e dependemos desse atendimento médico, mas, infelizmente, temos que esperar, pois não temos outra opção”.

A moradora do bairro, cuja consulta foi marcada para dezembro, disse que decidiu pagar por um atendimento particular com um ginecologista, mas alertou: “E quem não pode pagar? Senti um descaso, porque você espera todo esse tempo para passar em uma consulta em uma especialidade que, a meu ver, não era pra ser tão demorada assim”, relatou.

Segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes que não conseguirem uma consulta de forma mais rápida, podem passar pelo acolhimento e avaliação da enfermagem da unidade, pois existem algumas vagas de prioridade que podem ser cedidas após essa avaliação.

Além disso, a pasta informou que está com vagas em aberto nesse novo concurso público para a contratação de médicos ginecologistas para a Clínica de Saúde do Jardim das Nações. “Além disso, a Prefeitura pretende, o mais breve possível, concluir as obras da Nova Clínica das Nações Unidas, cuja paralisação se deu por abandono da empresa. Sendo concluída, vai ajudar muito a diminuir esse fluxo intenso de pacientes do Jardim das Nações”, finalizou.

A Prefeitura de Salto também foi questionada sobre o andamento dessa obra e a previsão para que seja retomada e finalizada e em nota foi informado que a licitação está na fase interna e há previsão de que seja publicada nos próximos dias, a depender do processo de licitação para a retomada. “Sem a licitação concluída, não é possível prever, nesse momento, uma data exata de conclusão”, informou. Referente aos atendimentos e quais bairros serão atendidos pela nova clínica, foi informado que “a Secretaria de Saúde estuda o redimensionamento e o público que será atendido pela nova clínica, sendo que o critério principal são os bairros ao entorno e mais próximos”, finalizou a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste também