Assine já

Saae limpa Lago da Fazenda São João e trabalha para que ele seja reserva hídrica para região noroeste

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizou a limpeza do lago da Fazenda São João, localizado na região noroeste da cidade. Segundo a autarquia, o trabalho teve início em novembro do ano passado e foi finalizado no último mês de março.

Foram removidas taboas (plantas aquáticas) de uma área de aproximadamente 30 mil m². Essa vegetação estava presente em toda a extensão do lago desde que a barragem que existia no local foi abandonada, em 2014, fazendo com que o lago deixasse de ser uma fonte de abastecimento para a região. O lago possui capacidade para armazenar mais de 90 milhões de litros de água.

A autarquia informou que essa água do lago será tratada na ETA João Jabour e distribuída em períodos de estiagem, pois será uma reserva para amenizar a falta de água em períodos de estiagem. A expectativa do Saae é de que a água do lago da Fazenda São João seja capaz de suprir sozinha a demanda de água da região noroeste por aproximadamente dez dias.

Ainda segundo a autarquia, a limpeza foi realizada por uma empresa contratada, que utilizou um trator aquático e uma escavadeira hidráulica para realizar o corte e manejo das taboas. Todo o trabalho teve o suporte e orientação do Saae para se adequar às leis ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste também