Assine já

Atrações gratuitas marcam comemoração dos 100 anos do Museu Republicano de Itu

Para comemorar os 100 anos do Museu Republicano de Itu, que serão completados na terça-feira (18), estão programadas diversas atrações gratuitas abertas ao público.

As atividades terão início neste sábado (15) com a abertura da mostra “Taunay, o Museu Republicano e Itu” e o lançamento do livro “Patronos da Academia Ituana de Letras: Afonso ‘Escragnolle Taunay e a cidade de Itu”.

As duas atividades serão realizadas no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu, das 10h às 12h.

No mesmo local será realizada a abertura de duas exposições: “Circulações da Convenção de Itu” e “Miguelzinho bordado”. Ambas serão inauguradas na terça-feira (18), a partir das 12h.

Também na terça-feira serão disponibilizados no site do museu (https://museurepublicano.usp.br/) diversos documentos para pesquisa. Estarão lá as publicações Solennização do Cincoetenário da Convenção, de 1923, e Guia do Museu Republicano Convenção de Itu, de 1946.

Na quarta-feira (19), será realizada uma oficina educativa: “Do ateliê à fotografia – Egner”. Ela ocorrerá no Museu da Energia de Itu e será destinada ao público infantil. Nela, os participantes irão recriar cartões postais feitos pelo fotógrafo Frederico Egner.

Na quinta-feira (20), às 14h30, o auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu recebe a oficina “Memórias da Convenção”, que será realizada em parceria com a Escola de Cegos Santa Luzia.

Fechando a programação, no dia 21 de abril, às 17h, terá a apresentação do Coro de Câmara do Museu da Música com o Concerto Salmos, preces e rogações, obra de Miguel Dutra, com regência de Luís Roberto de Francisco, também no auditório do Museu Republicano.

A última atividade realizada será a oficina educativa: “Entre pincéis e aquarelas”. A oficina será realizada no dia 22 de abril, às 14h, no Fama Museu.

O Museu Republicano de Itu foi fundado em 18 de abril de 1923 e, além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata da história de Itu e região, com ênfase no século XIX, destacando artistas ituanos desse período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste também