Assine já

Como lidar de maneira adequada com a frustração

Às vezes as coisas não saem do jeito que planejamos. Nem sempre temos só acertos e diante disso a vida nos obriga a lidarmos com a frustração. Por mais que possamos achar normal, nos machuca, dói, mas não podemos ficar sentado chorando sobre o leite derramado. A frustração faz parte da experiência humana e precisa ser enfrentada de maneira adequada.
Afinal, o que é frustração? Frustração é quando idealizamos algo e não sai exatamente como queríamos ou planejamos, e ficamos frustrados quanto a isso. A frustração é muito importante, pois está ligada à nossa capacidade de resiliência, para transcender e evoluir. O homem evoluiu através de muita frustração e ela faz parte do nosso crescimento. A atual geração não vê a frustração com bons olhos e também não lida bem com ela, afinal, onde tudo é digital, confortável, mecanizado, controlado, prático, rápido, lidar com algo que não controlamos não é o idealizado.
A frustração não é algo negativo, faz parte da vida de quem quer crescer, de quem deseja ser uma pessoa melhor, de quem quer alcançar seu objetivo. Quem tem vontade vai se deparar com a frustração. Não existe frustração sem vontade. A pessoa que não tem vontade não terá frustração. A frustração está ligada à uma busca, à um desejo. Uma habilidade fundamental que precisamos cultivar e fortalecer é a de superar a frustração, caso contrário, ou a frustração vence e desistimos ou perseveramos e vencemos a frustração e conquistamos nossos objetivos.
Muitos pais evitam que seus filhos se frustrem, porém, quem ama frustra, portanto, se você ama seu filho, frustre-o para prepará-lo para a vida. Amor tem a ver com frustração, para ensiná-lo que tudo passa e cada vez que passamos por uma dificuldade nos sentimos mais fortes.
Pessoas que não gostam de frustrar-se, abrem mão de viver oportunidades com receio do que vem pela frente e de encarar a realidade diferente do que imaginou e buscam viver na zona de conforto. A tolerância à frustração é importante e vai se desenvolvendo de acordo com a maturidade e a nossa capacidade de desenvolver a resiliência em todas as situações.
E por que as pessoas atualmente têm intolerância à frustração? Processos que antes eram complexos e longos, hoje são solucionados com um clique. Uma geração que é insatisfeita e que tem a ver com algo de dentro para fora. São tantas as oportunidades atuais que as pessoas se frustram por não conseguir suprir as expectativas e são mais suscetíveis a não tolerar a frustração diante de tudo o que tem disponível com a facilidade.
A geração atual tem uma expectativa por tudo que é instantâneo, inclusive pelo prazer imediato, portanto, buscam uma gratificação momentânea. Se queremos comer algo, em um clique consigo de maneira rápida e prática, se queremos entretenimento, ligo o aparelho ou celular e com um clique obtenho o que preciso.
Algumas dicas para lidar com a frustração: aceite o que está sentindo sem se criticar e nem colocar a culpa nos outros; aceite o que aconteceu; observe o que você aprendeu com essa experiência; tenha comprometimento, ou seja, não desista dos seus objetivos; tenha responsabilidade, dê pequenos passos diários para chegar onde quer, continue alimentando seu desejo de progredir e não permita que a frustração te deixe paralisada e faça você abandonar seu objetivo, mas avance um passo de cada vez.
Lembre-se: a frustração, embora seja bastante dolorosa, às vezes, é uma parte muito positiva e essencial do sucesso. Cada frustração é uma chance de aprender, adaptar-se e melhorar.

“Material apenas informativo”
Patricia Zanetti Salvaterra da Silva – CRP 06/130220
Psicóloga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste também