Cidades

Interligadas

1 das mortes suspeitas por metanol teve origem em Itu

O Governo de São Paulo confirmou, até esta terça-feira (30), cinco óbitos suspeitos por consumo de bebida adulterada com metanol. Das cinco mortes, uma já foi confirmada na capital, enquanto as outras quatro seguem em análise. Em um desses casos, a vítima teria consumido a bebida adulterada em Itu.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em nota enviada ao Jornal de Itu, à qual o jornal PRIMEIRAFEIRA teve acesso. Segundo a nota, a vítima foi levada a um hospital em São Bernardo do Campo, onde faleceu. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Itu.

Em nota ao site Metrópoles, a Secretaria de Segurança Pública informou que o homem tinha 48 anos e faleceu no dia 18 de setembro. A vítima seria moradora de Itu, mas o óbito ocorreu em São Bernardo do Campo.

Ações do Governo de SP

Nesta terça-feira (30), o Governo de São Paulo anunciou a implantação de um gabinete de crise para investigar os casos de bebida adulterada com metanol. Além disso, cinco inquéritos foram abertos, dois suspeitos foram presos e 50 mil garrafas de bebidas foram apreendidas.

O governo também informou que realizará a interdição cautelar de estabelecimentos, disponibilizará mecanismos ágeis de denúncia, reforçará os atendimentos na rede de saúde e intensificará as investigações conduzidas pela Polícia Civil e pela Secretaria da Fazenda.

Sintomas da ingestão de metanol

Os sintomas iniciais, que podem ocorrer até seis horas após a ingestão, incluem dor abdominal intensa, sonolência, falta de coordenação, tontura, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e pressão arterial baixa.

Entre seis e 24 horas após o consumo, os sintomas mais frequentes são: visão turva, fotofobia, visão embaçada, pupilas dilatadas, perda da percepção de cores, convulsões, coma e acidose metabólica grave. Em casos mais severos, a intoxicação pode evoluir para cegueira irreversível, choque, pancreatite, insuficiência renal e necrose dos gânglios da base, tremor, rigidez e lentidão dos movimentos.

COMPARTILHE