Cidades

Interligadas

24ª edição da Festa Ítalo Saltense começa nesta sexta-feira em novo espaço e com inovações

A cultura italiana estará mais presente em Salto de sexta-feira (9) até domingo (11) com a realização da 24ª Festa Ítalo Saltense.

A Secretaria de Cultura da Prefeitura preparou uma extensa programação, que mantém a tradição e que trará como novidade que a festa toda acontecerá em uma tenda de 60 metros de comprimento e 1.200 metros quadrados no Pavilhão das Artes, oferecendo música ao vivo, gastronomia e exposições sobre os imigrantes italianos.

“Aumentamos a Festa Ítalo em 80% no que se refere ao espaço da área festiva e neste ano será diferente, com uma tenda só. Para quem conhece a oca do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, será mais ou menos aquilo, com as barracas gastronômicas num dos lados e o palco ao centro”, destacou o secretário Oséas Singh. Jr.

Na sexta-feira, a festa inicia com a apresentação da Fred Rovella Banda Show, a partir das 20h. No sábado (10), a música começa a partir de 12h, com o Tenor Jacob e Ospiti; Banda Ora In Piú (Hora Extra) e Tony Angeli (canzoni italiano). E, no domingo (11), o palco do Pavilhão das Artes recebe, a partir das 11h, shows do Coral Amigos em Canto; Tenor Allan Vilches; Tatangelo e Ospiti; Folklorístico Stella Bianca e Banda Viva Itália.

No cardápio, serão oferecidas comidas típicas da imigração italiana, além da empada frita, prato típico da culinária saltense. “Mais uma vez prezamos pela comida italiana ou de imigrantes. A empada frita não existe na Itália, mas, neste caso, foi desenvolvida por uma imigrante italiana”, explicou o secretário. “Entre as dez maiores festas italianas do Brasil, a base não são os shows e sim a culinária”, completou.

Além disso, o espaço recebe três exposições. A primeira delas conta a trajetória de Archimedes Lammoglia: médico, jornalista, poeta, compositor e político saltense, filho de imigrante italiano. A segunda, organizada pela Associação Italiana Giuseppe Verdi, apresenta a história da imigração italiana em Salto. E, na terceira, a Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante oferece uma oficina de culinária italiana.

A festa faz parte da programação especial de junho em comemoração dos 325 anos da cidade de Salto. A entrada é franca.

COMPARTILHE