Cidades

Interligadas

2º Festival da Empada Frita vende mais de 12 mil empadas e gera 80 empregos temporários

Programação também fomentou o comércio da cidade com a aquisição de todos os insumos, exceto refrigerantes e cervejas

 

O 2º Festival da Empada Frita, realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio, vendeu mais de 12 mil empadas e gerou cerca de 80 empregos temporários para limpeza, segurança, equipe de manutenção e elétrica, técnicos de som e luz, atendentes nas operações, equipe de reposição e apoio do evento. Entre esses, dois eram moradores de rua que vivem na praça (com isso, se alimentaram e ainda ganharam um recurso extra).

Segundo um dos produtores do evento, Claudiney Bravo, da Bravo Cultural, o festival foi um sucesso e ainda colaborou com a cidade. Além da geração de empregos, ajudou no fomento do comércio local, pois todos os insumos consumidos, exceto refrigerantes e cervejas, foram adquiridos em Salto.
De acordo com Bravo, foram cerca de 1000 quilos de massa para pastel e empadas, os ingredientes dos recheios, 320 quilos de carne para os espetinhos, outros 300 quilos para os burgers artesanais, as frutas dos sucos naturais, os insumos para crepes, sorvetes e açaí foram adquiridos no comércio da cidade.

Em relação a consumação do festival, além das 12 mil empadas fritas, cerca de 1,2 mil hambúrgueres, 3,5 mil pastéis e muito chopp, cerveja e refrigerantes foram vendidos no festival.

O festival ainda qualificou 6 novas empadeiras na cidade por meio de um curso ministrado no período e algumas delas vão fazer empadas em suas casas, como meio de gerar renda.

Para o próximo ano, está prevista a formação de novas empadeiras e a utilização de mais uma fábrica de empadas fritas.

“Neste ano foram duas fábricas com várias empadeiras cada uma, mas ainda percebemos que a demanda foi maior que a oferta, gerando um pouco de fila em alguns momentos. Por isso mais uma fábrica de empadas para o próximo ano”, disse o produtor.

COMPARTILHE