Além da gratuidade e das vagas específicas para eles, idosos, pessoas com dificuldade motora, deficientes, gestantes e mulheres com crianças de colo poderão estacionar em qualquer vaga
Depois de dois anos e sete meses ou 31 meses de suspensão, a Prefeitura retomou nesta quinta-feira (16) o estacionamento rotativo nas ruas do Centro, conhecido como Zona Azul. Porém, nos primeiros 90 dias da retomada do serviço, portanto até dia 16 de fevereiro de 2024, a utilização das vagas será feita de forma gratuita.
O estacionamento rotativo funcionará das 10h às 16h, de segunda à sexta, e das 10h às 13h, aos sábados, com 1.049 vagas em 12 ruas e uma avenida, que são as seguintes: Prudente de Moraes, Nove de Julho, Monsenhor Couto, Dr. Barros Júnior, Rui Barbosa, Avenida Dom Pedro II, Sete de Setembro, 23 de Maio, Rio Branco, Itapirú, Benjamin Constant, Rodrigues Alves e Quintino Bocaiuva.
Para ter direito à gratuidade, o motorista precisará baixar na loja de app do seu celular e se cadastrar junto ao aplicativo Conect Digital, ativar o aplicativo assim que estacionar e permanecer na mesma vaga pelo tempo máximo de duas horas, sendo obrigatório, após esse tempo, a mudança de vaga, para nova utilização ainda gratuita.
O serviço estava suspenso desde o dia 16 de abril de 2021, quando a administração atual encontrou problemas no contrato firmado com a empresa contratada pela gestão anterior. O governo do prefeito Laerte Sonsin Jr. (PL) alegou que a empresa não repassava recursos auferidos com a cobrança para o município.
Dentre as 1.049 vagas oferecidas, algumas serão destinadas a idosos e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, incluindo gestantes a partir da 20ª semana e mulheres com crianças de colo de até um ano de idade. Esse público poderá usar essas vagas conforme a legislação já em vigor antes da Zona Azul, não precisará acionar o aplicativo e continuará não pagando pelo serviço como antes.
Além disso, a Prefeitura criou outro benefício para esse público: agora essas pessoas poderão usar tanto as vagas destinadas a elas pela legislação quanto qualquer outra, com a diferença de que terão de acionar o aplicativo como qualquer motorista se usarem as vagas comuns, mas ainda assim não pagarão.
Motociclistas também terão direito à gratuidade desde que estacionem nas vagas identificadas para motos e não será necessário o uso do aplicativo neste caso. A gratuidade aos motociclistas permanecerá mesmo depois do início da cobrança para os motoristas após 90 dias iniciais sem cobrança.
Quem não baixar o aplicativo por ser de outra cidade, por exemplo, poderá se cadastrar em 15 pontos de vendas definidos pela Prefeitura, mas que ainda não foram divulgados, e lá nesses pontos poderá também adquirir os créditos. Já para idosos, pessoas com dificuldade de locomoção, deficientes, gestantes e mulheres com crianças de colo, que terão direito a vagas especiais, o cadastro para uso delas deverá ser realizado só no Atende Fácil.
Quando começar a cobrar, a Zona Azul terá os seguintes valores: R$ 1,50 para o período de uma hora e de R$ 3,00 para o período de duas horas. Diferentemente do que ocorria anteriormente, a cobrança será por hora cheia. Ou seja, mesmo que o motorista utilize uma vaga por 40 minutos, por exemplo, pagará por uma hora.
Até o dia 30 de novembro, nenhuma multa será aplicada, tendo o serviço entrado em vigor como “medida pedagógica”, segundo explicou o prefeito Laerte Sonsin Jr. em coletiva de imprensa para apresentar os detalhes do funcionamento. “O objetivo não é arrecadar e sim dar a rotatividade das vagas”, afirmou.
Mas, a partir de 1º de dezembro, carros estacionados na mesma vaga por mais de duas horas ou estacionados sem ativação do aplicativo serão multados. A fiscalização será feita por um veículo equipado com câmeras de monitoramento.
Durante a coletiva de imprensa, o chefe do Executivo garantiu que, no mês de dezembro, o lado esquerdo da Rua Nove de Julho poderá ser utilizado para estacionamento, durante o período noturno, para compras de Natal. A data de início do estacionamento do lado esquerda do Rua Nove de Julho será confirmada nos próximos dias.