Cidades

Interligadas

Saae usa desassoreamento do Ribeirão Buru para aumentar armazenamento de água

O Ribeirão Buru, responsável por cerca de 15% do abastecimento da cidade, está passando por uma melhoria e preparação para a época de estiagem. Trata-se do desassoreamento do local, que é uma limpeza realizada para remover bancos de areia, sedimentos e detritos orgânicos e inorgânicos do fundo do ribeirão.

O serviço, que está sendo realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), se estenderá pelos próximos cinco ou seis meses e, segundo a autarquia, será feito ao longo do manancial, a partir da área de captação ao lado da ETA João Jabour, cerca de 600 metros.

O intuito do desassoreamento é aumentar o volume de armazenamento de água bruta e aprofundar a bacia do ribeirão, abrindo mais espaço para guardar a água antes de ela passar sobre a barragem. Ainda não é possível estimar em números a quantidade de água armazenada que será acrescida. Isto porque o ribeirão possui diferentes níveis de profundidade e de largura em cada trecho. Mas a autarquia realizará uma medição após finalizar o serviço.

“Quando for concluído, o Saae contratará um serviço de batimetria, o que vai fornecer com precisão as distâncias entre a superfície e o fundo em cada quadrante do Buru e, a partir disso, determinar exatamente a quantidade de água na área”, explicou.

“O desassoreamento do Buru é mais uma iniciativa do Saae para aumentar a segurança hídrica da região noroeste e uma preparação para a época de estiagem.”, destacou o Saae.

COMPARTILHE