A vacinação de bebês contra a Covid-19, especialmente na faixa dos seis meses a dois anos, deixa a desejar em Salto e já preocupa os responsáveis pela saúde do município.
Segundo projeção do Sistema Estadual de Análise de Dados (Sead), em relação aos bebês, de seis meses a dois anos de idade, não chega a 1% o total de vacinados. Isso porque até a última atualização, somente 401 bebês receberam a 1ª dose da Pfizer Baby em Salto e desses, apenas 127 retornaram para a 2ª dose. Mas, a Secretaria de Saúde da Prefeitura ressalta que esse número baixo de vacinados nessa faixa etária não é local, em todo o Estado de São Paulo o número de bebês vacinados é menor que o esperado.
A meta da secretaria é alcançar 90% de cobertura vacinal em todas as faixas etárias. Portanto, para alcançar esse número, especialmente entre os bebês que possuem um baixo índice de vacinação, a secretaria pretende continuar com os trabalhos permanentes de multivacinação, diariamente nas UBS, aos sábados em horários especiais, e as ações de comunicação.
Além disso, o secretário Márcio Conrado informou em nota que a Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, aplica um protocolo nas unidades de educação que solicita a Carteira de Vacinação atualizada no momento da matrícula e rematrícula do aluno, desde o Maternal ao Infantil. Esse protocolo possui função orientativa e de conscientização dos pais, sem impedir a matrícula da criança, uma vez que a vacinação não é obrigatória”, finalizou.
Nas outras faixas a situação é melhor que o esperado. Em 2022, Salto tinha 20.630 crianças entre 0 e 14 anos. Até o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, 12.364 crianças tinham recebido a 1ª dose da vacina, 9.184 a 2ª dose e 602 a dose adicional. Portanto, mais da metade das crianças saltenses receberam pelo menos uma dose da vacina contra o Covid. Dentre as crianças de 3 a 11 anos, 59,18% estão vacinadas.
Segundo dados divulgados pelo governo estadual, o índice de cobertura vacinal contra a Covid-19 em Salto está 93,14%. Esse número ultrapassa a meta estipulada pelo Estado, que é de 90%. Além disso, praticamente todos os saltenses iniciaram o esquema vacinal: são 99,94%, segundo dados divulgados no portal vacinaja.sp.gov.br.
Além disso, os dados também incluem a porcentagem de faltosos em cada dose da vacina, ou seja, quantas pessoas fazem parte do grupo que podem receber determinada dose, mas não compareceram a nenhuma unidade de saúde para receber a vacina. Em relação a 2ª dose da vacina, são 6,44% faltosos. Já para a 3ª dose, ou seja, a 1ª dose de reforço, 27,86% dos cidadãos ainda não compareceram para receber a vacina e, para a 4ª dose, o 2º reforço, o número de faltosos é de 29,91%.
O secretário de Saúde, Marcio Conrado, destacou a importância em alcançar esses números. “Isso é resultado de inúmeras e permanentes ações da Prefeitura, desde o início da pandemia, por meio da Secretaria da Saúde, como os mutirões de multivacinação e a conscientização e grande adesão dos cidadãos” relatou.