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Como criar estratégias de engajamento e retenção?

Atualmente, conseguir criar estratégias de engajamento e retenção de colaboradores é um dos maiores desafios das empresas, e essa é uma tarefa que cabe especialmente aos líderes. Engajar o seu time para trabalhar motivado requer muitas habilidades, para que seja o mais natural possível. E pelos movimentos que temos acompanhado no mercado, conseguir retê-los é um processo cada vez mais difícil.

O ponto é que as pessoas não ficam nas empresas por causa do lucro gerado. Ficam justamente porque encontram uma razão para continuarem realizando a função que desempenham no momento, além de receberem constante suporte para conseguirem entregar os resultados e, eventualmente, também uma visão de desenvolver-se no médio e longo prazo, isso tudo versus remuneração e benefícios. Desta forma, podemos ver que temos vários elementos que possibilitam a sua permanência naquele local de trabalho.

No entanto, para que esse cenário seja uma realidade, a empresa deve oferecer todas as ferramentas adequadas e criar um ambiente seguro, e do lado do colaborador, ele precisa de fato se entregar. Podemos perceber que essa não é uma equação simples ou fácil, pois é nessa problemática que reside o maior desafio das lideranças: fazer com que as pessoas se engajem e entreguem sempre o seu melhor.

Os líderes precisam comunicar de forma clara a direção do negócio. Devem compartilhar a visão de médio e longo prazo, garantir que as pessoas entendam a mensagem e que estejam conectadas com ela. É importante definir objetivos claros para serem alcançados, envolvendo sua equipe no processo. Defina critérios de atingimento e deixe para os times a responsabilidade de criar os planos e de encontrar os melhores caminhos para chegar lá.

Os colaboradores precisam se sentir responsáveis e assim o farão, se tiverem participado do processo de construção dos objetivos e das metas que a empresa almeja. Na gestão por OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves), esse é um caminho bastante facilitado. Porque é premissa desse tipo de gerenciamento o compartilhamento com o time das metas e da missão de cada um para alcançá-las. Assim, ficará mais fácil comunicar as prioridades do seu negócio para aquele momento, criar rotinas que auxiliem as pessoas a não perderem o foco e a dar cadência de execução. Feche o ciclo gerando aprendizado para o que não funcionou e que se possa replicar o que funcionou.

 

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