Cidades

Interligadas

Cerca de 40% dos moradores rejeitam trabalho de agentes de combate à dengue na cidade

A Prefeitura de Salto informou, por meio de nota, que cerca de 40% dos moradores da cidade rejeitam o trabalho dos agentes de combate à dengue. Normalmente, os profissionais encontram as casas fechadas. Eles deixam avisos e pedem que os moradores entrem em contato para combinar o melhor dia e horário de visita.

A explicação é que as pessoas estão trabalhando ou em compromissos externos e que não entendem qual é a razão para que o trabalho seja realizado no interior das casas. Outras temem a ação de bandidos ou golpistas que se passam pelos agentes para entrar nas residências e praticar furtos ou roubos ou outros crimes. Nem mesmo o fato de os agentes estarem uniformizados e deixarem avisos informando sobre a necessidade e as razões ajudam.

A dificuldade de acesso aos imóveis é a principal razão para que o número de casos de dengue tenha crescido tanto, segundo a Prefeitura. Do início do mês de maio até terça-feira desta semana houve o registro de 116 casos. Apenas 19 a menos que o registrado do início do ano até o dia 22 de março, quando houve 135 notificações. Em maio os casos confirmados foram distribuídos pelos bairros: São Pedro e São Paulo, Salto de São José, Jardim das Nações, Santa Cruz, Centro, Madre Paulina, Santa Lucia, Bom Retiro, Três Marias e Planalto. A região do São Pedro e São Paulo e Salto de São José vem sendo a mais afetada desde o início do ano.

Para segurar o avanço da doença, os agentes de combate à dengue realizam visitas para orientar os moradores sobre a limpeza de criadouros dentro das residências, o que é fundamental para conter o crescimento do número de contaminações. Além desse trabalho, a Prefeitura também executa o fumacê, uma nebulização com componentes químicos que matam o mosquito transmissor.

Entretanto, para que o serviço tenha efetividade, é necessário que pelo menos 80% dos imóveis possam ser visitados.

Os últimos trabalhos de nebulização foram realizados em algumas ruas do Jardim das Nações e nos bairros Jardim Donalísio e Jardim Santa Lucia. Em um dos bairros com mais casos, o São Pedro e São Paulo, a Prefeitura informou que já fez a aplicação da nebulização. A equipe segue realizando diariamente as visitas às residências, inclusive aos sábados e principalmente nos bairros com maior concentração de casos.

A Prefeitura também busca orientar os cidadãos sobre a importância de se conscientizar através de orientações divulgadas nos veículos de comunicação oficiais, carro de som, palestras nas escolas municipais e estaduais, participação da equipe de controle de endemias em eventos e informativo de conscientização na conta de água.

 

COMPARTILHE