O músico ituano Leonardo Leite, de 26 anos, conquistou o prêmio Repertório Internacional de Iconografia Musical no mês de julho, durante o 7º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, realizado em Maceió (AL). Ele é formado pelo Conservatório Maestro Henrique Castellari, de Salto, e bacharel em Regência e Violão Clássico pela Unicamp.
Leonardo concorreu com outros 24 participantes e conquistou a premiação com seu estudo sobre a obra “Festa do Divino”, do ituano Miguelzinho Dutra. O trabalho fará parte do livro sobre Iconografia Musical, publicado pelo Repertório de Iconografia, juntamente com a Editora da Universidade Federal de Alagoas.
O trabalho apresentado analisou a prancha “Festa do Divino”, de 1841, e durante sua apresentação trouxe os detalhes e peculiaridades da obra de Miguelzinho, importante para a compreensão da Folia com relação à música do século XIX na vida musical paulista.
“Nosso Miguelzinho Dutra deixou importante registro iconográfico da cidade de Itu, tanto do ponto de vista urbanístico e arquitetônico, como também da sua vida social. Entre elas a aquarela referida como ‘Festa do Divino’. A criação musical na São Paulo oitocentista tem sido pouco estudada, frente ao maciço interesse da musicologia brasileira às manifestações mais vistosas da música na corte imperial do Rio de Janeiro e, anteriormente, à produção sacra do que se convencionou chamar de Barroco Mineiro. Um exemplar dessa condição de esquecimento é a figura de Miguelzinho Dutra, um artista nascido em Itu, negro, multifacetado e meu objeto de estudo do Mestrado na Unicamp”, completa.