O saltense Matheus Almeida, de 26 anos, foi selecionado com seu curta-metragem “Refém” para dois festivais internacionais de cinema. Um deles é o festival paquistanês “60 Second Intl. Film Festival”, que contempla filmes de até 60 segundos, e o outro é o festival britânico “Lift-Off First-Time Filmmaker Sessions”, que visa dar visibilidade a jovens cineastas e iniciantes. Segundo Matheus, “Refém” é um relato autobiográfico que aborda sua luta contra a ansiedade, síndrome do pânico e a dependência em medicamentos controlados.
Matheus Almeida já recebeu dois prêmios em Salto. O primeiro, em dezembro do ano passado, sendo um dos vencedores da primeira edição do Prêmio J. Silvestre de Fotografia e, em abril deste ano, conquistou a primeira colocação no Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte, com o curta “Bode Expiatório”.
Em conversa com a reportagem do jornal PRIMEIRAFEIRA, o saltense disse que ficou surpreso com as duas indicações que recebeu. “Jamais imaginei que receberia duas indicações em festivais internacionais logo em meu segundo filme, foi algo surreal. Confesso que, na verdade, eu já nem me lembrava mais que havia inscrito Refém nesses festivais em questão. Foi então que, na mesma semana, chegaram em meu e-mail as duas notificações avisando que o filme havia sido selecionado em ambos os festivais. Foi incrível e ao mesmo tempo inacreditável”, concluiu.