Cidades

Interligadas

Salto registra aumento de 33,7% no aparecimento de escorpiões de 2022 para este ano

Os meses de agosto e setembro são os meses em que mais aparecem escorpiões, pois é o período de reprodução desses animais e, na cidade, o registro de aparecimentos de escorpião aumentou comparado ao ano passado. Do início deste ano até o fim de agosto foram 119 registros de aparecimentos de escorpiões; neste mesmo período no ano passado foram 89 registros, o que representa um aumento de 30 casos. O jornal PRIMEIRAFEIRA questionou a Prefeitura de Salto quantos casos foram registrados em cada mês deste ano e a quantidade de aparecimentos de escorpião em todo o ano passado, mas a administração não forneceu essas informações.
O controle do registro de aparecimento de escorpiões é feito pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, através do Departamento de Zoonoses/Controle de endemias e do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Segundo a Secretaria, o registro é feito quando um morador encontra um escorpião e aciona a Zoonoses e então recebe uma visita dos técnicos para orientação e vistoria e quando o morador é picado pelo animal e gera uma notificação do atendimento na unidade de saúde.
Ao todo 27 pessoas foram picadas por escorpiões na cidade até o fim de agosto, mesma quantidade nesse período do ano passado. Já em todo o ano de 2022 foram 44 picadas de escorpião registradas em Salto. Quando algum morador local é picado por um escorpião e precisa do soro antiescorpiônico, é necessário encaminhá-lo ao Hospital da Criança em Itu, pois Salto não possui o soro.
Isto acontece, pois a Secretaria Estadual de Saúde define alguns locais como referência para possuírem o soro e Salto não é um desses locais. A Secretaria de Saúde da Prefeitura reforçou que quando alguém é picado por um escorpião é necessário lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente.
Para prevenir o aparecimento de escorpiões, é preciso manter os locais limpos e organizados, pois entulhos e lixos oferecem esconderijos e são locais de proliferação desses animais. A cidade possui 11 ecopontos para descarte regular de lixo. Além disso, segundo a Secretaria, todos os cidadãos devem colaborar mantendo os quintais limpos, evitando andar descalços ou colocar as mãos em buracos ou frestas e nunca matar animais, como corujas, gambás e sapos, pois são predadores de escorpiões.
A Secretaria de Saúde também informou que, através dos setores de Controle de Endemias e de Zoonoses, e junto com a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura, realizam uma orientação preventiva por meio de palestras em escolas, empresas e eventos. Todo terreno que estiver com acúmulo de entulho, assim como quem realiza descartes em áreas públicas, pode ser autuado pela Secretaria de Meio Ambiente. Denúncias devem ser feitas através dos telefones 156, 4602-8510, WhatsApp 4602-8514 ou no site da Prefeitura através da Ouvidoria.

COMPARTILHE