Cidades

Interligadas

Museus da região integram programação da ‘Primavera de Museus’

Entre os dias 18 e 24 de setembro, o Museu de Salto participa da 17ª edição da “Primavera de Museus”, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Além do museu saltense, o Museu da Energia e o Museu Republicano, em Itu; e o Casarão Pau Preto, em Indaiatuba, também recebem atividades.
Neste ano, a “Primavera de Museus” aborda as memórias da comunidade LGBTQIA+ e a luta por direitos e respeito, enfrentando perseguições em muitas sociedades; as memórias e os conhecimentos ancestrais dos povos indígenas que enfrentaram (e enfrentam) séculos de colonialismo e exploração; e as memórias das comunidades quilombolas que surgiram pela resistência e luta contra a escravidão e o racismo.
Em Salto, serão realizados dois encontros, na terça-feira (19) e quarta-feira (20), das 14h às 16h30, para conversas e gravações da memória oral das personalidades representantes das histórias: movimento negro em Salto, história da parada LGBT+ e indígena.
Em Itu, o destaque é a oficina “Boneca Abayomi”, desenvolvida por Rosália Maria Rodrigues de Campos, coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Itu e representante da Unei (União Negra Ituana), que será realizada no dia 23 de setembro, das 14h às 16h, no Museu da Energia. A confecção da boneca tem como objetivo valorizar as culturas africanas e trazer reflexões acerca da desumanização dos povos africanos a partir da escravização.
Além disso, no Museu da Energia serão realizadas exposições que poderão ser conferidas de 19 a 23 de setembro, das 10h às 16h15.
Já no Museu Republicano, será realizado, entre os dias 18 e 23, das 9h às 15h, um curso online e presencial com o tema “Tecer a Rede: Bordado, Gênero e Museus”. Os interessados deverão se inscrever no e-mail edu.mrci@usp.br. Serão oferecidas 100 vagas.
O museu ainda realiza uma roda de conversa com o tema “Ancestralidade e a salvaguarda do samba de bumbo paulista”. Também é necessária inscrição prévia para a atividade.
Já em Indaiatuba, o Casarão Pau Preto terá a abertura do espaço expositivo dedicado à “Cultura Popular e Etnografia” com peças que compõe o acervo do Museu. A solenidade acontece na segunda-feira (18), a partir das 9h.

COMPARTILHE