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Gestores de unidade escolar fazem rifa para comprar equipamento, denuncia vereador

O vereador Cícero Landim (PL) questionou a Secretaria de Educação da Prefeitura de Salto sobre a falta de itens de uso diário na unidade do Cemus XII (Profª Antonieta de Campos Buldrin Sontag), no Jardim Santa Marta. Landim disse que foi procurado por pais de alunos após os gestores da unidade terem feito uma rifa para a compra de um carrinho para levar as refeições até o berçário.
“A escola está fazendo uma rifa, cobrando 35 reais por uma pizza, para que possam comprar um carrinho e transportar alimentação do restaurante para o berçário. E nós pagamos muito caro para a empresa de merenda para precisar estar fazendo isso”, acusou o vereador. Além de cobrar o Executivo pela questão, Cícero falou que, se for preciso, irá destinar parte das emendas impositivas para que a unidade escolar possa aquirir o material.
Procurada, a Secretaria de Educação informou que os gestores das unidades têm autonomia para comprar itens que entendam ser necessários para o dia a dia da unidade, mas alegou que as unidades dispõem de verbas municipais e federais para tal. “Todos os gastos realizados pelos gestores são acompanhados/fiscalizados pela Associação de Pais e Mestres e Conselho de Escola de cada unidade. As festas realizadas pelas escolas compõem o planejamento financeiro e os valores ficam depositados em contas específicas para esse fim. A iniciativa da venda de pizza para a compra de carrinhos de alimentação para a Unidade Escolar Cemus XII, foi uma decisão coletiva, registrada na Ata do Conselho de Escola e da APM no dia 29 de agosto”, justificou.
Por fim, a nota enviada pela pasta reforça que a compra da rifa não é obrigatória. “A compra da pizza não é obrigatória. O que ocorre é que muitos pais e membros da comunidade, parceiros, procuram pela equipe gestora, querendo ajudar a escola e essa iniciativa é uma delas”, informou.

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