Estelionatários levaram R$ 64 mil da conta bancária de uma empresária de 34 anos após invadir aplicativos bancários no celular dela e uma idosa de 70 anos perdeu R$ 26,5 mil por meio de um empréstimo feito em seu nome e à sua revelia.
No primeiro caso, a empresária relatou ter recebido uma ligação de homem que se apresentou como representante da central de segurança de seu banco. Ele alegou que havia uma habilitação estranha no aparelho celular dela e que, se ela não reconhecesse essa entrada no aparelho, deveria realizar um procedimento.
Em seguida, ligaram de outro número, novamente alegando ser da central de segurança do banco e desta vez pediram a leitura de um QR Code. Durante o procedimento, a empresária disse ter recebido uma mensagem do aplicativo bancário sobre um acesso em sua conta. Temerosa, ela rapidamente transferiu todo o saldo para uma outra conta bancária. Diante da situação, a pessoa que se dizia representante do banco disse que algo estranho tinha acontecido e e que a empresária deveria parar de acessar o aplicativo para que o banco conseguisse solucionar o problema na conta.
Após algum tempo ao telefone, a empresária perdeu contato com os estelionatários e, por precisar efetivar um pagamento, acessou a conta, onde contatou uma movimentação de seu saldo na área de investimentos. Foram duas transferências feitas pelos estelionatários, uma de R$ 29 mil e outra de R$ 35 mil, totalizando os R$ 64 mil, e feitas para contas distintas.
A empresária tentou contato com a agência bancária pedindo a devolução dos valores, alegando não ter feito, tampouco autorizado as movimentações, porém, até o momento não conseguiu reaver o dinheiro. A entidade financeira justificou não ter identificado qualquer indício de invasão de dispositivo.
Já a idosa, que é aposentada, disse ter recebido a ligação do suposto gerente de seu banco, pedindo para que ela acessasse o aplicativo e seguisse as suas determinações para cancelar um empréstimo que teriam feito em seu nome.
A idosa acabou fazendo todas as ações, mas não se deu conta de que, na verdade, estava aprovando o empréstimo. Em seguida, verdadeiros representantes da instituição procuraram a idosa por meio de mensagem, informando da movimentação na conta. Os estacionários efetuaram o empréstimo de R$ 43 mil e acabaram realizando transferências que totalizaram R$ 26,5 mil. Os casos foram denunciados à Delegacia de Polícia na sexta-feira (22).