Cidades

Interligadas

Festival gastronômico reforça identidade da empada frita como patrimônio da cidade

Evento começa nesta quinta-feira e segue até domingo no Pavilhão das Artes; serão mais de 25 pontos de alimentação

Entre quinta-feira (12) e domingo (15), o Pavilhão das Artes recebe o festival “Sabores da Estância – Empada Frita & Cia”, uma atração gastronômica para valorizar um dos principais pratos da culinária saltense, a empada frita.
Em sua primeira edição, o festival vai reunir o melhor da gastronomia regional com quitutes tipicamente caipiras, pratos típicos do interior, doces e bebidas. “Um dos objetivos do festival é o resgate da importância desse bem cultural imaterial para a história da cidade”, destaca a organização do evento.
Serão mais de 25 pontos de comercialização entre chopp e cervejas artesanais, empadas assadas, burgers, espetinhos, cocadas, churros, empadas fritas, além de doces da também tradicional gastronomia de rua. Ao longo da Praça Archimedes Lammoglia, haverá ainda uma área destinada às crianças e um espaço para alimentação.
O festival conta com uma série de atrações musicais, do rock ao sertanejo. Entre as atrações, destacam-se os tributos à Marília Mendonça, Cazuza, Beatles e Rolling Stones.
A empada frita é declarada um bem cultural imaterial. A data de sua origem permanece incerta. O que se sabe é que uma das mais conhecidas precursoras no seu preparo foi Diamantina Andriolli, mais conhecida como Dona Nena.
Pesquisas indicam que na década de 1940, as empadeiras preparavam esses quitutes, muito apreciados na época, que eram então vendidos nas ruas da cidade por meninos que as levavam ainda quentes em cestos de vime cobertos por guardanapos de tecido. Por se tratar de uma tradição culinária tipicamente saltense, a receita foi passando de geração em geração, utilizando basicamente os mesmos ingredientes.

COMPARTILHE