Cidades

Interligadas

Competições de base podem ser impulso para retorno do futebol profissional em Salto, diz secretário

Além de jogos do Salto FC e do Sfera, cidade recebeu partidas de equipes da região em 2023

Ao final da participação dos times que representam a cidade de Salto nas competições da Federação Paulista de Futebol nas categorias de base, o secretário de Esportes da Prefeitura, Valdir Líbero, fez um balanço sobre a importância de a cidade voltar a estar representada no esporte mais popular do país.
Em conversa com a reportagem do PRIMEIRAFEIRA, Valdir disse que espera que a presença dos times que levam o nome da cidade na base possa servir como um impulso para o retorno do futebol profissional em Salto. “A Secretaria de Esportes entende como de absoluta importância que a cidade seja representada nos campeonatos oficiais da Federação Paulista de Futebol. Por muitos anos, o município ficou fora do “mapa esportivo”, no caso do futebol, que ainda é a modalidade esportiva com maior potencial midiático do país e do mundo”, disse. “Com isso, eles estão formando literalmente a base para um dia, num futuro breve, galgar as divisões de acesso do profissionalismo, recolocando a cidade onde já esteve desde as décadas de 1950 até o início dos anos 1990”, destacou o secretário.
Além dos jogos do Salto Futebol Clube e do Sfera Futebol Clube, a cidade também recebeu jogos de times da região, que utilizaram a estrutura do estádio. “Se hoje Salto possui um Estádio Municipal que atende às exigências mínimas da Federação Paulista, inclusive com todos os laudos em dia, por que não o aproveitar da melhor forma possível? Ou seja, colocá-lo à disposição também dos clubes filiados por Salto à Federação Paulista de Futebol”, afirmou.
Além de movimentar o esporte, a presença de times de futebol na cidade também fomenta outros setores da economia. “E, por ser uma Estância Turística, que em tese deve valorizar a divulgação cada vez maior do seu nome, o esporte – no caso o futebol – surge como uma ferramenta extremamente poderosa neste processo. Hoje, principalmente no mundo business, há de se entender o futebol como uma empresa que se instala no município, ou seja, uma fonte geradora de emprego e renda à população, movimentando-se a economia em vários setores, como hotelaria, gastronomia, e o turismo como um todo”, enfatizou Valdir.

COMPARTILHE