Cidades

Interligadas

Anemia

A anemia é uma doença caracterizada pela deficiência do número de glóbulos vermelhos no sangue, tendo como principal causa a má nutrição. O sangue contém basicamente eritrócitos (células vermelhas), leucócitos (células brancas) e plaquetas. As células vermelhas são compostas essencialmente de uma proteína chamada hemoglobina, que faz o transporte de oxigênio dos pulmões para outros órgãos e tecidos. A hemoglobina tem na sua formação ferro, ácido fólico e vitamina B12.
As células brancas atuam como defensoras do nosso corpo destruindo os organismos invasores e outros agentes que sejam nocivos; já as plaquetas são responsáveis pela coagulação sanguínea, impedindo sangramentos e estão diretamente relacionadas à cicatrização de feridas e reparação dos vasos sanguíneos.
As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como zinco, ferro, vitamina B12 e proteínas. É estimado que 90% das anemias sejam causadas pela deficiência de ferro. Verminoses e doenças como hipotireoidismo e insuficiência renal crônica também podem ocasionar a anemia, assim como perdas sanguíneas devido a menstruação excessiva, sangramento no estômago, intestino, hemorroidas e sangramento urinário. Anemias de causas genéticas como a talassemia podem estar presentes em grupos da população como italianos, gregos, negros e povos oriundos do sudeste asiático.
Os principais sintomas presentes em uma pessoa com anemia são: falta de apetite, apatia, tontura, cansaço, falta de ar, palidez da pele.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% da população mundial sofre de anemia e este quadro pode ser alterado através de medidas simples de alimentação com uma dieta rica em alimentos que ajudam na absorção do ferro, como beterraba, carnes vermelhas, frutas que contenham vitamina C, feijão e folhas verdes. Uma boa iniciativa é a promoção de hortas comunitárias que visam melhorar a nossa ingestão de frutas, legumes e verduras.
A prevenção de doenças através de exames periódicos é sempre recomendada e caso apresente os sintomas da anemia consulte um profissional da saúde qualificado.

COMPARTILHE