Cidades

Interligadas

Secretária de Educação diz que parceria com Instituto Zoom continua e que só o apoio à Escola Aproximar não será firmado

A secretária de Educação da Prefeitura, Anna Noronha, disse ao PRIMEIRAFEIRA após publicação da edição impressa desta semana que a parceria com o Instituto Zoom continua. “O que não vamos fazer é firmar parceria com a Escola Aproximar”.
A Escola Aproximar é uma instituição de ensino do próprio Instituto Zoom, que é especializada em ensino para crianças com Transtorno de Espectro Autista.
Anna Noronha afirmou que essa parceria com a escola não será feita, pois, segundo a lei, hoje o município precisa dar conta da sua própria demanda. As organizações devem sobreviver de parcerias não só com o dinheiro público, mas também com o terceiro setor e a iniciativa privada.
Para a secretária, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee), criado pelo município, possui condições de oferecer a escolarização especializada. “O Cemaee presta serviços na área da Educação Especial e Inclusiva aos estudantes da rede que tem deficiências ou necessidades educativas especiais”.
O Cemaee está vinculado ao Cemus IV e, como toda unidade escolar, segue todas as normas da Educação para a oferta das Classes Multisseriadas de Educação Especial Exclusiva.
A coordenadora de Educação Especial e Inclusiva do Cemaee, Carla Helena Brito, disse que nos últimos anos o Cemaee vem ampliando sua oferta de serviços, com a implantação de novos projetos e contratação de mais profissionais, como professores especializados, assistentes sociais, psicólogos e psicopedagogos.
“Hoje, o Cemaee conta com os atendimentos realizados nas Salas de Recursos Multifuncionais e nas Oficinas Educacionais (Musicalização, Atividades Recreativas e Atividades Funcionais), sendo que no próximo ano contará com mais uma oferta com as Classes de Educação Especial Exclusiva, o Projeto de Altas Habilidades, Intervenções Psicopedagógicas e projetos específicos nessa área, atendimento psicológico, grupo de apoio a jovens com deficiência e grupo de apoio a pais, mães ou responsáveis de pessoas com deficiência.
Além desses serviços ofertados, o Cemaee mantém outros através de Termos de Colaboração com as Organizações da Sociedade Civil saltense (Adevisa, Aspas, Apae, Casa Naim e Instituto Zoom) conforme estabelece a lei do Marco Regulatório (Lei Federal nº 13.019/2014), sempre visando atender às necessidades dos estudantes da rede municipal de ensino de Salto.
Vale citar que com relação à Escola Aproximar, nunca houve uma parceria firmada através do Termo de Colaboração, porque o Cemaee possui as classes especiais e é capaz de proporcionar essa escolarização, e com relação ao Instituto Zoom, já existe há anos e está em processo de renovação para o ano de 2024, conforme as necessidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista que estão matriculados na rede municipal de ensino.

COMPARTILHE