Movimento defende investimentos no desenvolvimento da infância; no Brasil, 13 cidades já aderiram ao programa
Desde o dia 3 de outubro, Itu passou a integrar oficialmente a Rede Brasileira de Cidades das Crianças. O movimento, derivado da Rede Mundial de Cidades das Crianças (La Città dei Bambini), fundada por Francesco Tonucci, defende investimentos no desenvolvimento da infância, durante os anos iniciais da vida dos cidadãos, como ferramenta de combate às desigualdades sociais.
Agora são 13 cidades no Brasil que integram a rede. Além de Itu, Jundiaí, Itupeva, Jarinu, Mococa, Mogi das Cruzes, Benevides (PA), Boa Vista (RR), Brasileira (AC), Fortaleza (CE), Sobral (CE), Osório (RS) e Pelotas (RS), completam a rede. Formada em março de 2023 no Brasil, a Rede Mundial de Cidades das Crianças é composta por municípios de 15 países do mundo, dos quais, nove encontram-se na América Latina.
Para o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (Progressistas), “a adesão de Itu, mais do que necessária, foi natural dentro do processo de políticas voltadas à Primeira Infância, que estão sendo implantadas na cidade. A união dos municípios nesse rumo só fortalece a missão de formarmos bons cidadãos a partir dos primeiros anos de vida”.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernado (PSDB), disse que Itu passa a ser mais uma parceira nesta rede, que tem a coordenação do pedagogo italiano Francesco Tonucci, e torna-se também protagonista em priorizar as Infâncias em suas práticas. Jundiai é a cidade-sede no Brasil da Rede Brasileira de Cidades das Crianças.