Cidades

Interligadas

Academia Saltense de Letras comemora 15 anos com o lançamento de coletânea

A Academia Saltense de Letras comemora neste sábado (28) os 15 anos de fundação da entidade, completados no dia 16 de junho deste ano, com o lançamento da coletânea “Verbo Revelado: o Poder das Palavras Ditas, Escritas ou Silenciadas”. A solenidade acontecerá das 9h30 às 11h30 na Biblioteca Municipal.
A presidente da Academia, Anita Liberalesso Neri, disse que a obra é uma mistura de como os acadêmicos veem o tema e traz produções distribuídas entre os gêneros conto, crônica, ensaio e poesia, produzidos por 31 dos 36 escritores com cadeira na entidade.
Esta é a sexta coletânea produzida pela Academia, que há três anos adotou a periodicidade anual para as publicações e temas eleitos pelos acadêmicos, o que não aconteceu com as duas primeiras, mas começou a ser delineado a partir da terceira.
As duas coletâneas iniciais em 2010 e 2013 receberam os nomes de Coletâneas 1 e 2. Elas reuniram textos aleatórios produzidos pelos acadêmicos. Já a terceira, de 2016, foi a primeira reunião sob um tema, que ganhou o título de “Salto, por que me Encantas?”
As três últimas foram “É de Sonho e de Pó”, de 2021, que tratou da pandemia; “A Natureza, Eu, Tu e Ela”, de 2022, sobre o meio ambiente, e agora “Verbo Revelado”, que fala sobre o uso da palavra como meio de expressão maior dos escritores e dos poetas.
A coletânea deste ano tem dois destaques especiais ainda além dos textos dos acadêmicos em si. O primeiro é uma homenagem a um dos fundadores, Valter Lenzi, que morreu em dezembro de 2022. O segundo é a participação de João Marcos Andrietta.

COMPARTILHE