Salto, Indaiatuba, Itu e Cabreúva ganharão uma barragem para reservar água que conta com R$ 70 milhões conseguidos pelo deputado estadual Rogério Nogueira (PSDB).
O prefeito Laerte Sonsin Jr (PL), presidente do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí, emitiu a Ordem de Serviço para a construção da 1ª fase da Barragem do Piraí na semana passada. Os serviços devem ser iniciados hoje, 1º de dezembro.
A barragem terá a capacidade de represar 9,7 bilhões de litros de água, garantindo o abastecimento de quase 700 mil habitantes das quatro cidades, principalmente em período de estiagem. A extensão da represa é de 3,5 quilômetros.
“Todos acompanharam meu trabalho, são 20 anos de luta e agora a barragem vai sair do papel, graças à verba de R$ 70 milhões que eu consegui junto ao governo do Estado”, enfatiza o deputado. “É um momento histórico, principalmente para os moradores de Salto e Itu, que há anos enfrentam sérios problemas de desabastecimento, mas também para Indaiatuba e Cabreúva, que terão água para seu desenvolvimento.”
Na primeira etapa da Barragem do Piraí está prevista a construção do maciço de terra, vertedouro, escada de peixes, canal de dissipação e desvio, torre e a limpeza da área para garantir a reservação (até as proximidades da fazenda Piraí).
Para a segunda etapa a estimativa é iniciar a construção da adutora para Salto, estação de captação e adução e sistema de transposição de peixes, dique de contenção para a fazenda Piraí e travessia de Itu.
O Maciço será construído na divisa entre os Municípios de Salto e Itu, com altura de 15 metros, extensão de 415 metros, largura talude de 90 metros de base e sete metros de crista, um vertedouro labirinto e uma escada de peixes.