Os casos de Covid-19 em Salto diminuíram mais da metade de outubro para novembro. No último mês, 162 casos foram confirmados na cidade. Em outubro foram 336 casos. Em novembro nenhum óbito foi confirmado e sete pessoas foram internadas em decorrência da doença: seis em leitos clínicos e uma na UTI. O Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura informou que em todo o Brasil os casos de Covid-19 seguem em declínio desde o final de outubro, mas ainda assim reforça que a vacinação é essencial e segue disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira.
O Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura recomenda a vacinação como melhor forma de prevenção contra formas graves da doença, especialmente para populações mais vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Também é recomendado que os grupos com mais riscos de agravamento da doença continuem utilizando máscaras em locais fechados e com aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus.
Em relação à vacinação infantil na cidade, somente 9,53% dos bebês e crianças entre seis meses e quatro anos estão vacinados. Para se ter uma ideia, a adesão é bem maior para crianças de cinco a 11 anos com 79,45% desse público vacinado. Já a vacina Bivalente atingiu 24,6%. Neste mês de novembro 146 doses foram aplicadas em bebês e crianças de seis meses a quatro anos, sendo 39 delas a 1ª dose, 51 a 2ª dose e 56 a 3ª dose.
Para melhorar a vacinação infantil, a Secretaria de Saúde informou que no próximo ano continuará realizando as ações que fez em 2023, como campanhas de multivacinação, ações nas escolas, praças e eventos, orientação às famílias, dentre outros. Em 2024, no início do ano letivo, será solicitado aos pais e responsáveis a apresentação de um Atestado de Regularidade Vacinal, que é preenchido pela unidade de saúde mediante apresentação da caderneta de vacinação em dia.