Alunos do Programa de Aprendizagem do Senac Salto criaram um equipamento para reuso de água que promete economizar até seis mil litros de água por mês em cada residência. O equipamento Reuzey viabiliza o reuso seguro da água utilizada para lavar roupas através de um filtro com fácil conexão à máquina de lavar.
O projeto, que conquistou o 2º lugar da categoria Programas na 16ª edição do Empreenda Senac, foi feito pelos alunos Gabriel dos Santos Danieli, Hugo Miguel Silva Ferreira, Letícia da Silva Santana e Mariana Moreno dos Santos, que se impactaram com um estudo que aponta que o Brasil desperdiça quase 40% da água potável.
O equipamento mede cerca de 70 cm e em seu interior possui uma tela e duas pedras de filtragem, além de um espaço para alocar sanitizante para garantir que não haverá mau cheiro. A água utilizada para lavar roupas passará pelo equipamento e será filtrada para posteriormente ser armazenada em um ou mais reservatórios com capacidade a partir de 80 litros.
A intenção é que a água seja utilizada na descarga do vaso sanitário, mas pode ser utilizada da forma que o consumidor desejar, a partir de uma torneira instalada no tonel. O Reuzey ainda não está disponível para vendas, mas é possível ver o seu potencial a partir de uma projeção digital feita para teste.
Um dos idealizadores, Gabriel dos Santos, destacou que o diferencial é a acessibilidade, isso porque o valor calculado para o equipamento é de R$ 700. “Em alguns meses o morador consegue recuperar o dinheiro investido devido à economia na conta de água”, diz.
A aluna Leticia da Silva Santana comemorou a conquista do 2º lugar da categoria Programas na 16ª edição do Empreenda Senac “A principal importância de ter conquistado esse prêmio como jovem aprendiz, foi mostrar aos jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho que esse programa é muito além de ser o primeiro emprego, são muitas experiências, conhecimentos, amizades e oportunidades encontradas pelo caminho”, conclui Letícia.