Cidades

Interligadas

Vera Cruz Centro Médico São Camilo é o primeiro hospital de Indaiatuba a garantir a certificação ONA

O Vera Cruz Centro Médico São Camilo, em Indaiatuba, tornou-se a primeira instituição da cidade a conquistar a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão com reconhecimento internacional em padrões de segurança e qualidade dos serviços em saúde.
A gerente da unidade, responsável por processos assistenciais e governança, Maria Cristina Gomes Oliveira, destaca o compromisso com a qualidade. “É uma evidência do nosso compromisso com a excelência e aos padrões similares aos internacionais, melhoria da gestão de processos, empenho na redução de riscos de eventos adversos e símbolo de confiança dos pacientes, colaboradores e parceiros. Um diferencial positivo que contribui para a boa reputação do nosso hospital”.
Segundo a gerente, essa certificação representa diversos benefícios para os usuários do hospital. “É a atenção especial à segurança do paciente, adotando práticas para reduzir qualquer tipo de risco; o cumprimento rigoroso de padrões de qualidade em acordo com as melhores práticas no setor de saúde; o compromisso com a cultura de melhoria contínua, beneficiando diretamente o paciente; transparência e confiança na gestão hospitalar, o que gera mais tranquilidade ao buscar assistência médica na instituição; e o respeito aos direitos dos pacientes, garantindo ainda mais dignidade e uma experiência mais humanizada”, destaca a gerente.
Essa certificação inclui uma avaliação sistêmica da unidade, que olha os processos, a governança, a estrutura, gestão de pessoas, entre outros quesitos. O título é válido por dois anos, mas a cada oito meses o hospital será revisitado por uma comissão técnica e deve apresentar ciclos de melhorias em todas as áreas, aprimorando-se constantemente.
A Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Saúde, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente e nas boas práticas do serviço hospitalar.

COMPARTILHE