Cidades

Interligadas

Salto tem mês com menor geração de empregos desde abril de 2022

Mesmo assim, o saldo do ano continuou positivo com 1.323 postos de trabalho criados; Prefeitura atribui redução em dezembro ao período de desligamentos de contratos temporários

A cidade de Salto teve 339 postos de trabalhos fechados no mês de dezembro de 2023. Esse é o pior resultado desde abril de 2022. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, divulgados na terça-feira (30).
Foram 1.021 admissões e 1.360 demissões no último mês do ano passado, o que representou um saldo negativo de 339 vagas no mercado de trabalho local. Esse é o pior resultado da cidade desde abril de 2022, quando foram fechados 384 postos de trabalho. Aquele também foi o mês com o menor número de contratações, com 1.020 admissões, uma a menos do que o registrado em dezembro. O acumulado do ano, ainda assim, ficou positivo, com 1.323 vagas de trabalho criadas no ano. Ao todo, foram 17.099 admissões e 15.776 demissões.
Apenas o Comércio não terminou o mês de dezembro com saldo negativo de geração de empregos, tendo criado 6 novos postos de trabalho. Por outro lado, o setor de Serviços fechou 198 vagas, seguido pela Indústria, com 90 vagas a menos. A Agropecuária, com um saldo negativo de 23 vagas e a Construção, com 34 vagas a menos, completaram o resultado da cidade.
Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, há um equilíbrio entre admissões e demissões, sendo que é importante lembrar que em dezembro ocorrem as contratações temporárias de fim de ano, quando, em seguida, alguns são desligados. Além disso, a pasta ressalta a importância de a cidade ter fechado o ano com saldo positivo e do trabalho que vem sendo desenvolvido. “A Secretaria tem feito incansavelmente essa medida junto aos parceiros, de modo a ofertar oportunidades e dispor de vagas em diversos setores. Importante ressaltar que na quarta-feira (31), o secretário do Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito, Edemilson Santos (Podemos) e diretores, estiveram na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico formatando parcerias para qualificação de mão de obra da população saltense”.
Em dezembro, conforme informação da Agência Brasil, o país registrou saldo negativo de 430.159 postos de trabalho com carteira assinada. No mês passado, foram 1.502.563 admissões e 1.932.722 demissões, segundo o Caged. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a queda ocorreu devido ao ajuste sazonal realizado no mês. “Dezembro não é o melhor mês do Caged, pelo contrário, é um mês em que as empresas fazem a rescisão de contratos, especialmente os contratos temporários. E tem também os Estados, especialmente os contratos nas áreas de educação e saúde, que acabam sendo rescindidos”, explicou o ministro Luiz Marinho.
Na região, foram mais de 1.500 postos de trabalhos fechados (Indaiatuba, com saldo de -993; Porto Feliz, com saldo de -377; e Itu com saldo de -293). Apenas Cabreúva não registrou um saldo negativo, mas gerou apenas sete novas vagas no último mês do ano.

COMPARTILHE