Considerada a maior obra hídrica da história da cidade, o sistema Utu-Guaçu terá o seu primeiro teste realizado nesta sexta-feira (2). Segundo a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), a tubulação está praticamente pronta. Uma série de construções foram feitas na adutora, responsável por levar a água para tratamento. Além disso, também foi realizada a correção nas margens do ribeirão Mombaça, antes do ponto de captação, a fim de evitar erosões.
“O Utu-Guaçu se soma a uma série de realizações que obtivemos com a criação da CIS, nascida logo no primeiro dia do nosso primeiro mandato, isso lá em 2017”, falou o prefeito ituano, Gulherme Gazzola (PP).
O teste será transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Itu. No site da CIS (www. cis-itu.com.br/linha-do-tempo) também é possível conferir todas as melhorias realizadas no sistema de abastecimento de água da cidade, com imagens e explicações.
A adutora tem 22 km de extensão e levará água bruta para tratamento na ETA Rancho Grande, captando 600 litros de água por segundo, e prometendo ser a solução para o problema de falta d’água.