Em seu último ano de mandato, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PP), vê uma cidade melhor do que a que encontrou. Após sete anos à frente do Executivo ituano, o prefeito faz uma autoavaliação positiva do período e diz ter o sentimento de dever cumprido. Em entrevista ao PRIMEIRAFEIRA, Gazzola falou das melhorias em infraestrutura e das ações que ainda serão realizadas ao longo de 2024.
“(A população pode esperar) muito trabalho em todas as frentes de atuação de nossa gestão. A Saúde é uma área na qual nunca paramos de investir e avançamos, desenvolvendo novos projetos para o seu aprimoramento. Todo nosso implemento na Saúde até agora resultou no Hospital Municipal, no Hospital da Criança, no Núcleo do Autista e em outras incontáveis melhorias na estrutura, que subiram a régua de como essa área merece ser tratada. Para este ano, dentre os planos, vamos entregar mais uma Unidade Básica de Saúde, que será a 17ª da cidade e ficará no Parque Nossa Senhora da Candelária. Também construiremos em 2024 uma UPA 24 horas para o Pirapitingui em um terreno estratégico para a população da região”.
O grande presente para a população, entretanto, não está visível a olho nu, que são as obras do sistema Utu-Guaçu para sanar os problemas na distribuição de água da cidade. “O maior presente talvez seja a chegada do gigantesco sistema Utu-Guaçu, que coroa uma lista de conquistas para celebrar a respeito ao abastecimento de água na cidade. A maior parte das obras nesse setor ficam enterradas e não podem ser vistas diariamente pela população a olho nu. Mas afirmo que muito foi feito e seguiremos fazendo”.
Gazzola também destacou a geração de empregos na cidade, no que chamou de “onda da reindustrialização” e do trabalho do Executivo, através de programas que visam atrair novos empreendedores. “Neste ano, seguiremos colhendo os frutos do programa Desenvolve Itu, que estabelece diretrizes estratégicas para atrair investimentos e promover a geração de empregos na cidade. Já temos uma extensa lista, que só aumenta, de empresas da cidade que ampliaram suas instalações e os quadros de funcionários. Itu despertou e mais uma vez está entre as cidades brasileiras mais bem cotadas por quem quer morar com qualidade de vida ou para quem pretende investir, abrir o seu negócio”, afirmou.
O resgate da tradição é algo que foi bastante valorizado pelo atual chefe do Executivo ituano, que destacou as restaurações de importantes prédios públicos. “Na missão de conservação arquitetônica e histórica, podemos destacar restauros de outros prédios públicos centenários, como o Mercado Municipal, o Cila (Centro Ituano de Letras e Artes) e a Escola Convenção. Uma obra de restauro não é uma simples reforma, mas um resgate patrimonial que se apega em detalhes e características arquitetônicas únicas, que contam a nossa história e mantém viva a nossa memória”.
Em seus últimos meses como prefeito, Guilherme Gazzola diz que viu uma evolução do município em diversos setores e, sobretudo, o resgate do orgulho do cidadão ituano. “A cidade evoluiu como nunca em todas as áreas, temos um projeto de continuidade e esperamos que ele se consolide pelo bem da cidade. Rumo aos oito anos deste governo, trouxemos soluções reais para o abastecimento de água em Itu, melhoramos a saúde pública, aprimoramos a educação da rede pública municipal, investimentos em segurança e colocamos Itu, depois de décadas de ostracismo, de volta no rumo do desenvolvimento industrial. Nosso projeto tem dado muito certo e torcemos para Itu continuar nesse caminho. Quem acompanha tudo o que fazemos ou, melhor ainda, quem depende e se utiliza dos serviços públicos atesta que a cidade respira novos ares e está no rumo certo. É só comparar como Itu era antes e como está agora. Percebo que a população voltou a ter orgulho da cidade e passou a acreditar novamente em seus gestores”.