Cidades

Interligadas

Academia Saltense de Letras abre processo seletivo para ocupar a Cadeira Carlos Drummond de Andrade

A presidente da Academia Saltense de Letras, Anita Liberalesso Neri, anunciou esta semana a abertura de inscrições para o processo seletivo de preenchimento da cadeira acadêmica número 24, dedicada ao poeta Carlos Drummond de Andrade.
Esta é a mais antiga cadeira desocupada das cinco vagas entre as 40 cadeiras da academia e ainda a primeira a passar pelo processo seletivo, já que as anteriores foram preenchidas por indicação interna de acadêmicos e aprovadas depois em plenário.
“Esperamos contar com a participação de pessoas interessadas e comprometidos com a promoção e a preservação da cultura local, reforçando a disposição da nossa Academia com a excelência literária e cultural da cidade de Salto”, disse a presidente.
De acordo com ela, os requisitos foram estabelecidos com aprovação dos acadêmicos e para concorrer à vaga os candidatos devem ser escritores, ter idade de 18 anos ou mais e serem saltenses ou estarem radicados no município.
Também será exigida comprovação de idoneidade moral e gozo de elevado conceito social, ter contribuído para o incremento cultural do município, ter publicado obra de valor literário, histórico ou cultural e ter contribuído com pesquisas, conferências e escritos.
As inscrições são gratuitas, exclusivamente pelo e-mail: academiasaltensedeletras@gmail.com, de 11 de março a 12 de abril de 2024 e compreendem o envio de mensagem à presidente da Academia argumentando como o candidato atende o edital.
É necessário ainda apresentar um currículo que contenha informações sobre nome completo, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail para contato, formação escolar e atuação profissional e cultural, bem como uma relação de obras publicadas.
Para a presidente da Academia, a participação no processo seletivo implicará, necessariamente, na prévia e integral concordância dos candidatos com as normas do edital e com os instrumentos legais que regem a Academia Saltense de Letras.
A avaliação inicial será conduzida pelo Comitê de Ética Acadêmica, que analisará a documentação e elaborará pareceres competentes. As candidaturas que obtiverem parecer favorável serão submetidas à eleição em sessão ordinária, convocada no prazo de 30 dias.
Os candidatos cujas candidaturas forem aceitas pelo Comitê de Ética Acadêmica receberão o despacho da presidente da Academia informando a condição, enquanto aqueles não aceitos terão suas candidaturas arquivadas, podendo participar de novos processos.

Link para o edital
https://www.asle.net.br/edital_01_2024/

COMPARTILHE