A construção de um muro de proteção no bairro da Barra, onde está sendo realizada a obra de contenção das margens do Rio Jundiaí no chamado “Buraco da Barra”, está em curso há mais de dois anos e terá de sofrer alterações. O muro, construído com blocos de concreto, difere do projeto apresentado, que previa uma proteção transparente, possivelmente de vidro ou acrílico.
Procurada pela reportagem do PRIMEIRAFEIRA, a Prefeitura de Salto disse que a mureta foi construída de forma provisória para garantir a segurança. Além disso, ela foi construída pela empresa responsável, sem custo algum ao Poder Público. “Este muro foi feito a custo zero pela empreiteira que fez a obra de contenção. Está de acordo com os parâmetros de segurança estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros e foi instalado com a finalidade de prevenir qualquer tipo de acidente na margem do rio”.
Além disso, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Salto afirmou que, a partir da implantação do projeto da Rua da Barra, o muro será modificado. “Terá altura menor e receberá o incremento de uma grade estilizada que permitirá a visualização da paisagem da orla do Rio Jundiaí”, afirmou o Executivo.
Segundo informou recentemente, a Secretaria de Turismo confirmou que a obra deverá ser entregue até meados de 2024, com investimento de R$ 4,2 milhões.