A volta no Centro da cidade do estacionamento rotativo, a conhecida Zona Azul, completou um mês nesta segunda-feira (1°) e, durante esse período, 83 notificações foram realizadas e desse total 68 foram convertidas em multas de trânsito.
As notificações acontecem quando o motorista estaciona em alguma vaga do estacionamento rotativo, mas não ativa o aplicativo Conect Digital, que é necessário para a utilização das vagas. Após estacionar sem ativar o aplicativo, o condutor tem um prazo máximo de 24 horas para realizar o pagamento, seja pelo aplicativo ou em um ponto de venda, para regularizar a sua situação. Por isso, 68 motoristas acabaram punidos com multas de trânsito porque não fizeram o pagamento pelo uso do serviço.
O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, das 10h às 13h, e o valor cobrado é de R$ 1,50 por hora, com um limite máximo de duas horas para a mesma vaga.
Além disso, idosos, pessoas com deficiências (PCDs), gestantes e mães com crianças de até um ano, possuem isenção no estacionamento rotativo, embora para tal precisam se cadastrar no Atende Fácil. Esses beneficiados também precisam ativarem o aplicativo para obter o benefício em vagas comuns. Durante esse mês de março, 349 cadastros foram feitos no Atende Fácil. Para as pessoas que tem direito a esse benefício e ainda não se cadastraram, o procedimento segue sendo realizado no Atende Fácil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.