A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza neste sábado (13), às 20h, um concerto com obras de Beethoven e Prokofiev e com a participação do pianista Pablo Rossi, como solista convidado. A apresentação, cuja direção e regência são do maestro Paulo de Paula, será na Sala Acrísio de Camargo e terá entrada gratuita e por ordem de chegada. A recomendação da organização é chegar ao local cerca de 30 minutos antes do horário da apresentação.
A Sinfonia 1, do compositor russo Serguei Prokofiev, também conhecida como “Sinfonia Clássica”, foi uma das peças escolhidas para ser representada. A sinfonia foi composta em 1917, em plena Revolução Russa, e Prokofiev afirmava ter buscado inspiração nos estilos de Mozart e Haydn para compô-la. “Evidentemente que Prokofiev utilizou uma linguagem moderna, mas a obra apresenta uma grande simplicidade e concisão, tanto na forma como nas melodias utilizadas, assim como as obras de Haydn e Mozart”, destaca o maestro Paulo de Paula.
Já do compositor Beethoven foi escolhido o Concerto 5, que foi composto durante a guerra que resultaria na invasão da Áustria pela França. Apesar do período sombrio, Beethoven foi capaz de compor uma obra que expressa sua crença na humanidade, a despeito dos tempos terríveis vividos. “Este foi o único concerto para piano que não foi estreado pelo próprio compositor ao instrumento. Devido ao estágio avançado de surdez, Beethoven não se sentia mais confortável para tocar em público”, lembra o maestro.
O convidado da noite, o solista Pablo Rossi, foi o vencedor do 1° Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003, e no ano anterior foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Clássica, entre outras premiações conquistadas ao longo da sua carreira. Pablo Rossi atuou como solista em diversas orquestras renomadas, como a Câmara do Kremlin, Sinfônica Brasileira, Filarmônica da Ucrânia, entre outras.