Cidades

Interligadas

Prefeitura estuda mudanças no trânsito da região central

Para dar mais trafegabilidade nas principais ruas do centro, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano estuda uma série de mudanças em relação ao trânsito. Entre as mudanças estão a retirada de vagas de estacionamento e a criação de barreiras, que desviariam veículos pesados para ruas paralelas à Rua Nove de Julho. Todas essas propostas, porém, devem aguardar a conclusão do Plano Diretor, que está sendo discutido, antes de serem implantadas.
Segundo o secretário da pasta, Nivaldo Panossian, uma das mudanças que foram estudadas seria a criação de barreiras de trânsito. “Fizemos um planejamento que está em análise de criar barreiras do trânsito. A primeira seria no trevo da Rodovia SP-075 com a Rua Nove de Julho; a segunda seria na rotatória da Avenida dos Imigrantes; e a terceira seria na praça do Cemitério da Saudade, na qual se desviariam ônibus e caminhões. Estamos na iminência de implantar, mas como surgiu a oportunidade de revisão do Plano Diretor, resolvemos esperar para implantar”.
Além disso, a secretaria também cogita a possibilidade da retirada do estacionamento de veículos na Rua Nove de Julho. “É uma ideia. Temos um levantamento metro a metro da Rua Nove de Julho, do Saae ao Pavilhão das Artes, mas não evoluímos justamente por conta de um questionamento do Departamento de Trânsito, já que ela é uma via arterial, com linhas de ônibus. Primeiro é preciso resolver essa questão e talvez a possibilidade seria mudar a rota deles para as Ruas 24 de Outubro e Floriano Peixoto”, afirmou.
Para realizar essas mudanças, o Executivo precisa que mais pessoas passem a utilizar o transporte público e dependam menos dos carros e motos. “O ideal é conseguir reduzir o número de veículos no Centro, primeiramente estimulando o uso do transporte público, como também trazer as pessoas de volta ao Centro para morarem, já que quem mora próximo do local de trabalho e está próximo dos serviços, não teria a necessidade de se deslocar de carro. A Zona Azul retornou nesse sentido de melhorar o fluxo de veículos no Centro”, afirmou o diretor de Divisão da Assessoria Técnica Legislativa, Jorge Balseiros.

COMPARTILHE