Cidades

Interligadas

Receita Federal cumpre mandado de busca e apreensão em Indaiatuba e Sorocaba

Uma ação realizada pela Receita Federal e órgãos parceiros, com foco em empresas do setor de cobre, cumpriu no dia 9 de maio 39 mandados de busca e apreensão em 16 cidades de São Paulo e Santa Catarina, entre elas Indaiatuba e Sorocaba.

A Operação Metamorfose, como foi denominada, foi deflagrada com o objetivo de desmantelar um complexo esquema no setor de cobre utilizado para a emissão de R$ 17 bilhões em notas fiscais fraudulentas de 2018 a 2020. Participaram da operação a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo e o Ministério Público de São Paulo e de Santa Catarina.

Segundo a Procuradoria Geral do Estado, o esquema investigado consistia no uso de empresas fantasmas para a emissão de notas fiscais fraudulentas, supostamente relativas à venda de produtos e sucata de cobre. O esquema envolvia três núcleos, sendo um formado por empresas fantasmas que existem apenas para emitir notas fiscais fraudulentas; o segundo núcleo é composto por empresas fornecedoras de produtos de cobre, localizadas principalmente no Estado de Santa Catarina; e o terceiro núcleo era formado pelos clientes do esquema, empresas paulistas do setor de cobre, que utilizavam as notas fiscais fraudulentas para sonegar tributos federais e estaduais de duas formas. Pelo menos 113 empresas fantasmas estariam envolvidas no esquema.

A Receita Federal lavrou quase R$ 2 bilhões em autos de infração às empresas do terceiro núcleo.

COMPARTILHE