Em todo país está sendo comemorado nessa semana a 22ª Semana Nacional dos Museus, que este ano traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. As atividades seguem até domingo (19) no Museu de Salto e em museus da região.
No Museu Cidade de Salto, no domingo (19), será realizada uma visita guiada pelas áreas técnicas da instituição. Os interessados devem realizar o agendamento prévio pelo e-mail educativomuseusalto@gmail.com. As vagas são limitadas.
O Museu Republicano de Itu realizará três diferentes atividades. Nesta sexta-feira (17), será aberta a exposição “Os azulejos de lá e de cá”, que apresentará os trabalhos desenvolvidos por participantes do ciclo de oficinas “Azulejaria: Técnicas e Histórias”. No mesmo dia, a partir das 14h, educadores da instituição vão realizar uma mediação educativa sobre as presenças e ausências das representações femininas na narrativa visual do conjunto de azulejos do Museu Republicano.
Já neste sábado (18), a partir das 10h, será lançada uma exposição virtual. Em “Azulejos Bordados”, serão apresentados os resultados das leituras bordadas dos painéis azulejados do Museu Republicano, produzidos pelo grupo de artesãs Bordadeiras do Utuguassú.
Interessados em participar das atividades podem obter mais informações pelo telefone (11) 4023-0240 ou pelo e-mail edu.mrci@usp.br.
O Museu da Energia de Itu realiza a primeira ação comemorativa ao seu Jubileu de Prata, a mostra “Acervo do Museu – MEI 25 anos”. A mostra é apresentada ao público com o intuito de difundir peças do acervo da Fundação Energia e Saneamento, gestora do Museu, que compuseram a exposição inaugural do polo, “História, Energia e Cotidiano”, em 1999. A ação propõe uma intervenção educativa e interativa para o público. Através de um encarte denominado “Caça ao Acervo”, os visitantes serão convidados a “caçar” as peças indicadas em meio à exposição.
Ainda como parte da programação para a Semana Nacional dos Museus, até sábado (18) os visitantes poderão apreciar as exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Fragmentos do Cotidiano” e “Liberdade, Mulher e Ciências”, que retratam a origem do setor de energia e a contribuição das mulheres para o conhecimento científico. Haverá ainda distribuição gratuita dos materiais educativos relacionados às exposições.
Também neste sábado (18), acontece a mediação Todas por Todas, ação que convida os visitantes a refletir sobre a presença feminina nas ciências e os desafios e preconceitos de gênero que ainda são fatores de desestímulo à carreira feminina.