A Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Salto divulgou, durante reunião de prestação de contas na Câmara de Vereadores, na segunda-feira (13), que tem mais de 35 mil processos inscritos na Dívida Ativa. “Hoje a Procuradoria Geral está cuidando de, aproximadamente, 35 mil execuções fiscais. É um número bastante significativo”, afirmou o chefe da pasta, Antônio Ruy Neto.
Durante o mutirão de renegociação de dívidas, realizado entre os meses de março e abril, a Prefeitura conseguiu realizar 489 acordos para o pagamento das dívidas com redução dos juros, o que deve representar um incremento aos cofres públicos de R$ 3,5 milhões. “É um valor que não entra imediatamente para o município, porque é um valor parcelado, mas entrará nos próximos meses”, afirmou Neto.
Além disso, o secretário informou que mais de 2 mil pessoas procuraram o Procon, núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor, entre janeiro e abril deste ano. Antônio Ruy Neto ainda explicou que um processo está em curso a fim de a Prefeitura reaver cerca de R$ 500 mil sobre o golpe sofrido pela Secretaria de Finanças, no final de 2022; e que, sobre o processo que corre na Justiça a respeito da instalação de uma antena rádio difusão em uma área pública no Jardim Santa Cruz que ele deverá ser avaliado dentro de mais alguns dias.
A reunião, diferentemente da realizada com o secretário de Cultura, contou com praticamente todos os vereadores no plenário. De início, eram nove presentes, com Antônio Cordeiro (PT) chegando no decorrer da reunião. Apenas José Benedito de Carvalho (PRD), o Macaia, não compareceu.