Cidades

Interligadas

Loja Maçônica oferece biblioteca comunitária e aulas de teatro gratuitas para a população

As lojas maçônicas são sociedades discretas que praticam o conceito de igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual. Além disso, elas costumam desenvolver trabalhos filantrópicos e sociais junto à população do seu entorno.

A Loja Maçônica Libertas de Salto vai além e oferece uma biblioteca aberta a todos, com aproximadamente 4 mil livros de 54 gêneros à disposição. “Temos livros de bastante valor e nossa ideia é que a biblioteca seja utilizada por toda comunidade”, destacou o presidente da Libertas, Leonardo Felix.

Quem toma conta de todo o acervo é Luiz Cerqueira. Ele explicou que a partir da segunda quinzena de junho, o espaço estará aberto ao público sem qualquer custo. O objetivo é estimular a leitura e a pesquisa para estudantes, professores e outros interessados. A biblioteca está localizada à Rua das Avencas, 178, no Bairro Residencial Porto Seguro. Os interessados em colaborar com o projeto, mediante doação de livros, podem procurar a direção da Maçonaria no mesmo endereço ou entrar em contato pelo telefone (11) 99624-1998.

Recentemente, a Loja Maçônica Libertas iniciou um projeto voltado ao teatro. A intenção era reunir a comunidade local para oferecer aulas aos moradores, técnicas de apresentação em palco, processo de desinibição, decorar textos etc. Mas o interesse foi tanto que, cerca de um mês após o lançamento, o grupo já conta com 15 integrantes e, em sua primeira apresentação, reuniu mais de 100 pessoas na plateia. O projeto leva a alcunha de “Teatro Sem Nome” e conta com integrantes a partir dos 12 anos.

“Nossa primeira montagem ocorreu em 3 de maio, com a peça “Na Terra do Languelangue”. No palco, 15 participantes, sem distinção de idade, preferência sexual, posicionamento político. Apenas e tão somente artistas. Quase cem pessoas assistiram, principalmente familiares dessa gente. O resultado foi excelente e emocionante”, explicou Ariel Mariano, responsável pelas aulas teatrais.

E o grupo já se prepara para uma nova apresentação, com a peça “A Criação do Mundo e o Etc.”, de Expedito Vicente. “Esta forma de integração na sociedade local resulta extremamente positiva, pois contribuirá com as pessoas em seu desenvolvimento no que temos de melhor: na divulgação e propagação da arte!”, completou Ariel.

Com essas atividades, o intuito é que haja uma maior aproximação da Loja Maçônica Libertas junto à comunidade. “Nosso objetivo é ter uma participação maior junto à comunidade”, destacou o presidente Leonardo Felix.

COMPARTILHE