Cidades

Interligadas

Escritora Marilena Matiuzzi assume a presidência da Academia de Letras prometendo aproximar a instituição da população

Levar a literatura para todos, principalmente para as crianças. Foi com essa promessa que a escritora e advogada Marilena Matiuzzi tomou posse como a nova presidente da Academia Saltense de Letras na manhã deste sábado (15/6), na sede da Biblioteca Municipal de Salto. Titular da Cadeira 39, patronesse Cora Coralina, ela disse que está empenhada em fazer um mandato de resultados e que aproxime mais a instituição da população.

A posse foi cercada de homenagens: o secretário de Cultura da Prefeitura, Oséas Singh Jr, representando o prefeito Laerte Sonsin Jr (PL), destacou os avanços da Cultura na atual gestão e a parceria com a Academia, sobretudo por meio do Prêmio Moutonnée de Poesia, que tem a entidade como guardiã. Anita Liberalesso Neri, presidente que deixava o cargo, aproveitou para celebrar os 326 anos de Salto, comemorados no domingo (16/6), traçando um paralelo entre a evolução do município e a da Academia de Letras.

Marilena Matiuzzi afirmou que os 16 anos de fundação da Academia, também comemorados no domingo, representam para ela a honra e o compromisso de continuar o trabalho significativo realizado pelas presidências anteriores.

A cerimônia contou com uma performance especial do grupo Faces Ocultas Companhia de Dança, sob direção de Arilton Assunção, que coreografou o poema “Súplica por todos nós”, de autoria da nova presidente. A apresentação enalteceu a veia poética de Marilena, que já lançou dois livros de poesia e participou de várias coletâneas.

O evento foi coroado ainda pela apresentação do Coral Vozes Que Encantam do Cemus VIII Professora Maria Florinda Zanni, composto por 16 meninas do 3º, 4º e 5º anos. O coral, criado inicialmente para um evento comemorativo em fevereiro de 2024, ganhou notoriedade e passou a ser convidado para várias apresentações, incluindo a deste sábado. Sob a coordenação da professora de Arte Marina Amaral, com a colaboração dos professores Getúlio Curcio e Josias do Espírito Santo, o coral, que tem um vasto repertório de MPB, paródias e músicas em libras, apresentou a música “Depende de nós”, de Ivan Lins.

A cerimônia foi encerrada com um coquetel na Biblioteca Municipal e contou também com a entrega de flores pelo acadêmico Romeu Bicalho, Cadeira 19, patrono Olavo Bilac, às presidentes que estavam deixando e assumindo o cargo, em reconhecimento ao trabalho passado e futuro pela Academia.

A nova diretoria da Academia Saltense de Letras, que comandará a instituição até 2026, é composta por Marilena Matiuzzi na presidência, Romeu Bicalho como vice, Antônio Carlos Valini e Raquel Ferraro como primeiro e segundo secretários e Valter Berlofa como tesoureiro. Eloy de Oliveira e Mércia Falcini assumem as diretorias de Comunicação e Relações Acadêmicas, respectivamente, enquanto o Comitê de Ética será presidido por Anna Osta, com João Milioni como relator e Anita Liberalesso Neri como membro. O Conselho Fiscal contará com Rafael Barbi, Gasparini Filho e Alberto Manavello.

“Com um evento tão significativo, a Academia Saltense de Letras inicia uma nova fase, prometendo continuar a enriquecer a cultura local e a promover a literatura para todas as gerações”, profetizou o mestre de cerimônias Gasparini Filho, Cadeira 12, patrono São Francisco de Assis.

COMPARTILHE