Cidades

Interligadas

Morador do Bela Vista relata falta de água frequente; Saae justifica com vazamentos

Um morador do Bela Vista procurou a reportagem do PRIMEIRAFEIRA para relatar a falta de água frequente que ele e seus vizinhos vem enfrentando. Segundo ele, quase que diariamente o abastecimento de água para as 11h e volta às 18h e depois para novamente por volta de 21h e retorna somente na manhã do outro dia. Além disso, ele informou que no domingo (23) não recebeu água na sua residência e passou o dia todo sem abastecimento.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o Saae, foi questionado sobre o assunto e informou que essa região tem sofrido com um número elevado de vazamentos nas últimas semanas e, por isso, é preciso paralisar o abastecimento de água para que a manutenção seja realizada. A autarquia explicou que esses rompimentos ocorrem pelo fato de se tratar da tubulação mais antiga da cidade.

A autarquia informou também que, como essas situações dos vazamentos são imprevistas, nem sempre é possível comunicar a população antecipadamente, mas que, de qualquer forma, o Saae sempre recomenda que os moradores reservem água em suas caixas.

Entretanto, com a falta de água constante muitos moradores não conseguem manter suas caixas abastecidas. “Tenho caixa d’água, mas com essas paralisações a caixa não chega a encher mais”, contou o morador.

Além do Bela Vista, moradores de outros bairros como o Vila Flora, Vila Roma, Jardim Bandeirantes, Jardim das Nações e Jardim Donalísio também relataram que seguem sofrendo com a falta de água. O Saae foi questionado pelo motivo da falta de água nesses bairros, mas não enviou respostas. A autarquia também não respondeu como estão os níveis dos reservatórios da cidade e nem se há uma programação dos horários de interrupção do abastecimento. Em nota, o Saae informou que houve um aumento da temperatura em comparação com duas semanas atrás, o que fez com que aumentasse o consumo de água, obrigando a autarquia a realizar fechamentos pontuais para a recuperação de nível. “Pedimos novamente a colaboração dos cidadãos para que evitem desperdícios como lavar calçadas e automóveis com a mangueira, regar o jardim utilizando água potável e outras práticas que impactam diretamente no aumento de consumo e no abastecimento de todos”, finalizou.

COMPARTILHE