Cidades

Interligadas

Abastecimento de água pode levar até três dias para ser normalizado integralmente

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o Saae, concluiu ainda na noite de quinta-feira (27), o conserto da adutora e restabeleceu o fornecimento de água que havia sido suspenso à tarde. Com isso, o abastecimento de água de cerca de 85% da cidade, que havia sido comprometido com o rompimento, foi reestabelecido.

Com exceção do Reservatório Jurumirim, todos os outros reservatórios de água já foram abertos hoje (28) pela manhã, mas o cenário ainda é de instabilidade.

O cidadão ainda deve enfrentar dificuldades nos próximos dias, isso porque, de acordo com a autarquia, o serviço deve levar alguns dias até funcionar sem interrupções.

“A estimativa do Departamento Técnico do Saae é que levará de dois a três dias para que o sistema todo se reequilibre novamente e fique sustentável entre a oferta e a demanda de água. Intermitências e paradas para recuperação de nível dos reservatórios devem ocorrer ao longo dos próximos dias”, informou a autarquia em nota.

O Saae explicou que, quando ocorre uma longa paralisação como essa, é comum que os reservatórios abertos esvaziem duas vezes mais rápido devido à demanda que ficou represada, já que as residências precisam encher novamente as suas caixas.

O que ocorreu

Na tarde de quinta-feira (27), o Saae identificou o rompimento da adutora do Piraí e obrigou a autarquia a paralisar o serviço para a manutenção do equipamento.

O dano foi causado por uma máquina niveladora de uma empresa privada que fazia um trabalho na região. A empresa será acionada para arcar com o custo do conserto da adutora.

COMPARTILHE