Cidades

Interligadas

Confira os 11 vereadores eleitos em Salto

A composição da nova legislatura que inicia em 1º de janeiro de 2025 em Salto terá muitas mudanças em relação aos atuais vereadores. Apenas dois dos 11 parlamentares seguirão em suas cadeiras; outros dois retornam; e sete deles assumem pela primeira vez.

A principal novidade é a presença feminina na Câmara de Vereadores após oito anos. Dra. Grazi (PSB) foi a candidata com mais votos. Foram 3.591 votos computados, a segunda maior votação em números totais da história. Além dela, Luzia Vidal (PSB) retorna ao Legislativo para seu segundo mandato.

Quem também volta ao Legislativo é Edemilson Santos (Podemos). Atual vice-prefeito, Edemilson foi vereador entre 2013 e 2020. Entre os que se mantém no legislativo estão o Prof. Henrique Balseiros (PL), que vai para seu segundo mandato; e Edival Pereira Rosa, o Preto (União Brasil), que fará o seu quinto mandato como vereador.

Entre as novidades no Legislativo saltense estão Antônio Moreira (PL),  Arildo Guadagnini (DC), Dr. Rogério Pinheiro (Solidariedade); Almir da Adega (PRD); e Cleiton Bispo (PP). Chell Oliveira (PT) também assume pela primeira vez, entretanto ele já possui uma breve experiência como vereador, tendo atuado como suplente de Antônio Cordeiro (PT), que pediu afastamento por aproximadamente um mês, em 2023.

Confira um pouco mais sobre cada um deles:

Dra. Grazi (PSB)

Graziela Costa Leite, 42, é advogada e participou da sua terceira eleição. Ela foi candidata a vice-prefeita em 2020 e concorreu como deputada estadual em 2022. Com 3.591 votos, foi a segunda vereadora com mais votos válidos da história em Salto.

Prof. Henrique Balseiros (PL)

Henrique Balseiros Chamosa Neto tem 30 anos e é professor de Educação Física. Em sua segunda eleição, superou o número de votos da sua primeira participação. Como vereador se destacou na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Edemilson Santos (Podemos)

Edemilson Pereira dos Santos tem 48 anos é jornalista. Nos últimos anos, entretanto, dedicou sua carreira à política, sendo vereador em dois mandatos (entre 2013 e 2020) antes de se tornar vice-prefeito de Salto. No Executivo atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico.

Antônio Moreira (PL)

Antônio Moreira Sobrinho, 57, é fundador da organização religiosa Comunidade Católica Nascer de Novo, e atua há mais de duas décadas no trabalho de evangelização. Participou pela primeira vez de uma eleição.

Chell Oliveira (PT)

Michel Oliveira Rodrigues da Silva, 35, é professor e historiador, e o único representante do PT na Câmara Municipal. Atuou como vereador suplente em 2023 e foi responsável pelo projeto de lei que tornou o Hip Hop patrimônio cultural imaterial do município.

Arildo Guadagnini (DC)

Arildo Guadagnini tem 45 anos e é farmacêutico e bioquímico por formação. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Saúde até assumir a secretaria de Governo na gestão do prefeito Laerte Sonsin Jr.  Arildo participou da sua primeira eleição.

Edival Preto (União Brasil)

Mais experiente dentre os eleitos, Edival Pereira Rosa, conhecido como Preto, tem 66 anos e assumirá pela quinta vez uma das cadeiras legislativas. Atual presidente, foi co-autor dos projetos do aumento do número de vereadores e do fim do recesso de julho, os quais ambos foram retirados.

Dr. Rogério Pinheiro (Solidariedade)

Rogério dos Santos Filho, tem 46 anos e é advogado. Concorreu às eleições pela segunda vez, após tentar em 2020, também como vereador. Durante a campanha prometeu lutar por legislações que protegessem as crianças nas creches.

Almir da Adega (PRD)

Almir de Melo Santos, 32, é comerciante do ramo de bebidas e teve sua primeira experiência como político nas eleições de 2024, e conquistou uma das cadeiras legislativas. Almir da Adega recebeu 1.026 votos.

Cleiton Bispo (PP)

Clayton Aparecido dos Santos tem 36 anos e é empresário. Foi mais um dos candidatos que participaram da primeira eleição e foram eleitos. Cleiton teve 991 votos.

Luzia Vidal (PSB)

Luzia de Fátima Izidorio Vidal, 60, é professora e assume um lugar no Legislativo pela segunda vez. Prometeu lutar por soluções sustentáveis e inclusão na comunidade escolar, além de dar mais voz à comunidade feminina na Câmara.

COMPARTILHE