A Polícia Federal deflagrou na manhã de terça-feira (12), a “Operação Mithras” para reprimir a prática de tráfico interestadual de drogas e aprofundar investigação de associação criminosa.
Foram cumpridos dois mandados de prisão e três de busca e apreensão na cidade de Salto. Também foram cumpridos mandados em Sumaré e Nova Odessa, ambos municípios de São Paulo. Pelo menos 30 policiais federais estão envolvidos na investigação.
A operação teve início em agosto deste ano, quando dois homens foram presos em flagrante no exato momento em que descarregavam 872 kg de maconha de uma carreta que havia saído de Contenda (PR).
Os alvos são endereços residenciais de sete homens apontados como fornecedores da droga e veículos, transportadores, além dos responsáveis pela lavagem de dinheiro obtido ilicitamente.Além das prisões e buscas, foi decretado pela Justiça o bloqueio de contas bancárias das pessoas físicas investigadas, até o limite de R$ 350 mil.
Os investigados poderão responder, de acordo com suas condutas, pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 25 anos de prisão.
O nome da operação refere-se à divindade mitológica persa, “Mithras”, que é apontada como associada à luz, à verdade e à Justiça.