O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Salto informou que as quedas de energia na região de captação do Ribeirão Piraí estão impactando o bombeamento e a adução de água do manancial até a ETA Bela Vista, responsável pelo abastecimento de cerca de 85% do município.
As oscilações começaram na sexta-feira (29) e continuaram até a manhã de terça-feira (3). A autarquia destacou que o sistema de abastecimento pode levar ainda alguns dias para se estabilizar completamente.
Enquanto isso, o Saae está realizando manobras para garantir que a água chegue ao maior número possível de bairros, além de enviar caminhões-pipa para o abastecimento emergencial de escolas, residências, unidades de saúde e outros imóveis.
A autarquia também informou que, mesmo com geradores disponíveis, o intervalo entre a queda de energia e o acionamento automático desses equipamentos traz consequências para o sistema hídrico. “Além disso, esse liga e desliga constante expõe os equipamentos, aparelhos e motores da estação de captação e bombeamento a possíveis danos. Um painel de energia precisou de uma peça, que foi substituída rapidamente pela equipe do Saae na manhã de hoje (3), e o rotor do motor de uma das bombas está passando por manutenção preventiva após apresentar avarias”, informou o Saae.
O Saae permanece atento e monitorando a situação, bem como o impacto nos reservatórios de água, alguns dos quais têm sido fechados com mais frequência devido à menor quantidade de água recebida na ETA Bela Vista para tratamento.