A CPFL Piratininga divulgou que, em 2024, as ocorrências com pipas causaram 397 interrupções no sistema elétrico em Salto, Itu e Indaiatuba. Devido a esse grande número de ocorrências em virtude da pipa e do aumento da utilização do brinquedo durante esse período de férias, a CPFL promove a campanha Guardião da Vida.
Indaiatuba foi a cidade com mais ocorrências de falta de energia causadas por pipas em 2024, um total de 195. Em seguida está Itu com 119 interrupções e depois Salto, com 83 ocorrências.
A campanha Guardião da Vida busca ressaltar a importância de soltar pipas longe da rede elétrica para prevenir acidentes e também evitar interrupções no fornecimento de energia. Por meio da campanha palestras com orientações são realizadas para crianças e adolescentes de escolas do ensino público e particular em toda a área de concessão da companhia.
“A proximidade com a rede elétrica pode provocar choques fatais e interrupções de energia, por isso recomendamos procurar campos abertos, longe de equipamentos de energia e, em hipótese alguma, tentar resgatar pipas que ficaram presas na fiação”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia, Raphael Campos.
A orientação da CPFL é que, caso a população encontre fios partidos ou caídos no chão, entre em contato com o serviço emergencial da companhia por meio do telefone: 0800 010 2570. Se houver vítimas, Corpo de Bombeiros, SAMU ou outro órgão de socorro médico deve ser acionado imediatamente.