Em 2024 a cidade de Salto foi contemplada com duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) através do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). As duas novas unidades seriam construídas no Jardim América e no Jardim Celani. Porém, o município ficou em vias de perder o recurso.
Segundo o vereador Chell Oliveira (PT), os terrenos apresentados pela antiga gestão não atendiam as recomendações do Ministério da Saúde e precisariam passar por adequações, o que demandaria um alto investimento financeiro. “Eles colocaram a inscrição dessas duas novas UBSs sem avaliar os terrenos. Só que tinha risco de perdê-las porque na avaliação foi constatado que precisaria gastar cerca de R$ 2,5 milhões só para regularizar as terras. E o amadorismo da gestão não viu que as terras eram irregulares para receber a UBS. O Governo Federal brecou. E os projetos tinham de ser entregues até março”.
Com intermédio da deputada estadual, Márcia Lia (PT), a Prefeitura de Salto conseguiu junto ao Ministério da Saúde um prazo de cinco meses para as adaptações no projeto e apresentação do novo terreno.
O vereador ainda falou que a mesma deputada também destinou R$ 300 mil de emendas parlamentares para reformas no Hospital Municipal. O recurso deverá ser utilizado para a troca do telhado e acabar com os problemas de infiltrações e goteiras no interior das salas quando chove.